Falta de concentração e indisciplina no ambiente escolar : um projeto de intervenção

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBoller, Shirley, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Autor(es): dc.creatorFarrar, Rosane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:36:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:36:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59579-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59579-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Shirley Boller-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Introdução: A falta de concentração e indisciplina no ambiente escolar interfere na aprendizagem, gerando desmotivação, falta de interesse e elevando o nível de estresse tanto para o docente quanto para o discente. Visando amenizar o impacto causado pelo estresse propõe-se a prática do Yoga e meditação como meio de promover o interesse e a participação do aluno no seu desempenho escolar. O Yoga é a arte e a ciência do viver humano e está relacionado com a evolução da mente e corpo. Objetivo: O plano de intervenção do Yoga e Meditação em Sala de aula com os alunos do sexto ano do fundamental do colégio estadual Hildebrando Araújo, têm como objetivo tentar reduzir o nível de estresse e indisciplina em sala de aula. Metodologia: Trata-se de um projeto de intervenção que utilizou ideias educativas e lúdicas relacionadas a língua Inglesa com exploração do vocabulário do corpo humano, animais e música pautados nos princípios norteadores do Yoga. Resultado: Cada fase do projeto despertou a motivação e a curiosidade dos alunos que se empenharam a executar as tarefas propostas culminando na etapa final que foi a prática do Yoga e a meditação. Alunos relataram sentir tranquilidade, liberdade e um grande relaxamento após a execução das posturas. Conclusão: Diante de tantos problemas dentro do ambiente escolar que resultam na desmotivação, no abandono e evasão, é importante buscar outras alternativas educativas. A proposta do projeto de Yoga em sala de aula é uma novidade que traz benefício, proporcionando o desenvolvimento psicofísico e social em conjunto, professor e aluno.-
Formato: dc.format34 p. : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIoga-
Palavras-chave: dc.subjectMeditação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectAlunos-
Título: dc.titleFalta de concentração e indisciplina no ambiente escolar : um projeto de intervenção-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.