Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Boller, Shirley, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Farrar, Rosane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:36:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:36:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59579 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59579 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Shirley Boller | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Introdução: A falta de concentração e indisciplina no ambiente escolar interfere na aprendizagem, gerando desmotivação, falta de interesse e elevando o nível de estresse tanto para o docente quanto para o discente. Visando amenizar o impacto causado pelo estresse propõe-se a prática do Yoga e meditação como meio de promover o interesse e a participação do aluno no seu desempenho escolar. O Yoga é a arte e a ciência do viver humano e está relacionado com a evolução da mente e corpo. Objetivo: O plano de intervenção do Yoga e Meditação em Sala de aula com os alunos do sexto ano do fundamental do colégio estadual Hildebrando Araújo, têm como objetivo tentar reduzir o nível de estresse e indisciplina em sala de aula. Metodologia: Trata-se de um projeto de intervenção que utilizou ideias educativas e lúdicas relacionadas a língua Inglesa com exploração do vocabulário do corpo humano, animais e música pautados nos princípios norteadores do Yoga. Resultado: Cada fase do projeto despertou a motivação e a curiosidade dos alunos que se empenharam a executar as tarefas propostas culminando na etapa final que foi a prática do Yoga e a meditação. Alunos relataram sentir tranquilidade, liberdade e um grande relaxamento após a execução das posturas. Conclusão: Diante de tantos problemas dentro do ambiente escolar que resultam na desmotivação, no abandono e evasão, é importante buscar outras alternativas educativas. A proposta do projeto de Yoga em sala de aula é uma novidade que traz benefício, proporcionando o desenvolvimento psicofísico e social em conjunto, professor e aluno. | - |
Formato: dc.format | 34 p. : il., color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ioga | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meditação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alunos | - |
Título: dc.title | Falta de concentração e indisciplina no ambiente escolar : um projeto de intervenção | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: