Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Boller, Shirley, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Chaves, Raquel Lucimar de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:30:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:30:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59575 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59575 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.ª Dr.ª Shirley Boller | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Introdução: O presente trabalho refere-se à alimentação saudável, especificamente em meio a estudantes atendidos na sala de recursos multifuncional. Inobstante, prepondera-se que tanto a alimentação quanto a educação são direitos garantidos constitucionalmente, ambos previstos na Constituição da República Federativa do Brasil, precisamente no seu artigo 6º. Ademais, salienta que além de serem direitos, tratam-se de necessidades básicas de todo indivíduo. Objetivo: Expor aos adolescentes atendidos na Sala de Recursos Multifuncional a importância de uma alimentação saudável, bem como, motivá-los a praticar hábitos alimentares diferenciados, despertando-os a pesquisas de receitas e costumes antigos na preparação dos alimentos e temperos saudáveis que possam substituir o sal, ademais, conhecer uma horta orgânica, igualmente, colocar em prática o conhecimento adquirido, isto, mediante uma oficina culinária teórica. Método: Tratase de um projeto de intervenção com participação direta dos respectivos educandos, onde foi trabalhada a relevância de uma alimentação saudável no desenvolvimento dos adolescentes, tanto físico quanto neurológico. Resultados: No decorrer deste foi constatado um surpreendente interesse advindo pelos educandos envolvidos no referido projeto, dado que descobriram que uma alimentação saudável além de ser de extrema relevância para o desenvolvimento, igualmente age como prevenção de doenças. Discussão: O conhecimento advindo do projeto estendeu-se além da sala de aula, uma vez que os alunos compartilharam o aprendizado junto de suas casas e familiares, incentivando a diminuição do consumo de alimentos prejudiciais, deste modo, mitigando problemas oriundos destes, e, em contrapartida orientando o aumento do consumo de alimentos saudáveis. Ainda, salienta-se que o projeto da importância de uma alimentação saudável e da elaboração da horta, que aguçou intrinsecamente nos alunos o interesse ao praticar uma alimentação saudável, bem como periodicamente fazer um acompanhamento de rotina para saber como está a saúde. Considerações: Frisa-se que não só os alunos e sua parentela, mas também os funcionários do colégio que acompanharam desde o início do projeto despertamse para melhorar alimentação, esboçando interesse em elaborar uma horta similar em suas respectivas residências. | - |
Formato: dc.format | 49 p. : il., color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doenças - Prevenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Título: dc.title | Alimentação saudável : um projeto de intervenção para estudantes atendidos na sala de recursos multifuncional | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: