Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Boller, Shirley, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Panizo, Michelle Bernardino Camargo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:42:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:42:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59570 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59570 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Shirley Boller | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Introdução: Nesses últimos anos a sociedade vem sofrendo várias mudanças culturais e tecnológicas que tem refletido de forma negativa e preocupante na qualidade de vida das famílias. Devido aos inúmeros afazeres e compromissos, está cada vez mais difícil a família se reunir a mesa para fazer as refeições, principalmente as saudáveis. Pela falta de tempo opta-se em alimentos de fast food, congelados e industrializados, sendo que, o consumo em excesso desses alimentos futuramente acarretará sérios danos à saúde, como por exemplo, problemas cardiovasculares e a obesidade infantil. A escola como instituição de ensino que acolhe as crianças para desenvolver diferentes aprendizagens, é o local ideal para o desenvolvimento de ações que promovam a saúde. Objetivo: reduzir o consumo de produtos industrializados entre os alunos do 1º ano do ensino fundamental. Metodologia: Trata-se de um projeto de intervenção pedagógica realizada com alunos de 1º ano, na Escola Municipal Monsenhor Boleslau Falarz, onde se deu o ínicio com uma sondagem através de um questionário direcionado aos pais, para conhecer principais hábitos alimentares da família. Em seguida foram desenvolvidas várias etapas do projeto com ações educativas como elaboração de gráficos, leitura de história, confecção coletivamente de uma pirâmide alimentar, simulação de compras em supermercado, palestras com orientações sobre alimentos saudáveis e os malefícios causados pelo consumo de alimentos industrializados. Resultados: No decorrer do desenvolvimento das etapas dessa do projeto, foi possível observar o interesse e a mudança dos hábitos alimentares tanto em casa quanto na escola e consequentemente a melhoria na qualidade de vida. Discussão: Desenvolver estratégias que sensibilizem a importância de incluir alimentos saudáveis no dia a dia deve ser uma ação contínua entre escola e família, visando a promoção da saúde. Considerações: Com base nos relatos dos pais e professores, constatou-se que é possível sim criar e adquirir novos hábitos alimentares, incluindo alimentos saudáveis que irão contribuir na promoção e manutenção da saúde, prevenindo doenças e sobrepeso. | - |
Formato: dc.format | 24 p. : il., color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da saúde | - |
Título: dc.title | Alimentação saudável na escola : um projeto de intervenção | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: