
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Boller, Shirley, 1980- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Cruz, Melanie Bordignon da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:01:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:01:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59569 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59569 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Shirley Boller | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A prática pedagógica da escola de tempo integral pode ser repensada a partir de um planejamento que inclua momentos de relaxamento aos estudantes e desta forma minimize a indisciplina, possibilitando uma melhor concentração e consequentemente resultados positivos na aprendizagem. Com este objetivo, elaborou-se um projeto de intervenção realizado com 30 estudantes de uma turma de 3° ano, com faixa etária de 8 e 9 anos, numa escola de Curitiba. As atividades foram inseridas no planejamento e, portanto, fez parte da aula. Foi realizado no período da tarde, logo que retornavam do horário do almoço, por se considerar o momento mais crítico do dia, pois os estudantes permanecem durante 1 hora, no pátio aberto, brincando livremente. Os estudantes demonstraram satisfação em realizar as atividades e de alguma forma sentiram os benefícios que proporcionou uma melhor concentração durante as aulas conseguintes, devido a tranquilidade aparente que diminuiu a indisciplina. De acordo aos resultados obtidos, recomendase que tais práticas sejam incluídas no planejamento de todos os docentes da escola e que sejam desenvolvidas diariamente para que se torne um hábito. Desta forma, entende-se que a fusão planejamento e prática, traga para os estudantes e docentes uma melhor qualidade na aprendizagem e na saúde. | - |
| Formato: dc.format | 31 p. : il., color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas de tempo integral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relaxamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
| Título: dc.title | Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: