Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Boller, Shirley, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Daniele Cristina Costa, 1986- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:26:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:26:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59567 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59567 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Shirley Boller | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Introdução: Propor uma adaptação de materiais pedagógicos atualmente utilizado nas aulas para melhor manuseio e aprendizagem do aluno com deficiência visual incluso em rede regular pode trazer benefícios no processo de inclusão. Objetivo: Proporcionar a aprendizagem de qualidade aos alunos com deficiência visual durante o processo de inclusão. Método: Trata-se de um projeto de intervenção que buscou, através de questionários com docentes, as principais dificuldades enfrentadas em sala de aula ao receber um aluno com deficiência visual, também se utilizou de pesquisa bibliográfica, através de diferentes autores que relatam pelo referido tema. Para o questionário foram utilizadas de cinco questões fechadas encaminhadas a todos os docentes da escola onde aplicou-se o projeto de intervenção. Resultados: A maioria dos professores são do sexo feminino, tendo um tempo superior a 10 anos de sala de aula, até mesmo na mesma escola e atuando na mesma série escolar. Dos 14 profissionais entrevistados 30% estão capacitados com curso de educação especial para atuar no processo de inclusão, onde 11 já tiveram alunos incluso na rede regular. Quando questionados sobre as principais dificuldades encontradas ao receber um aluno incluso os mesmo responderam em 1º Falta de material pedagógico, 2º espaço físico, 3º Falta de um profissional auxiliar e em último a falta de preparo especializado. Discussão: A adaptação do material do aluno incluso auxilia o mesmo a ter uma melhor qualidade de vida em seu processo de inclusão e ajuda o professor a transmitir conhecimento no processo de aprendizagem do aluno. Considerações: Uma das maiores dificuldades em sala de aula é encontrar material pedagógico ao aluno com deficiência visual para que ele assimile o conteúdo transmitido pelo professor, e a adaptação de materiais pode fazer com que o aluno entenda e interaja em sala de aula, tornando mais fácil o processo de inclusão. | - |
Formato: dc.format | 29 p. : il., color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Olhos - Doenças | - |
Título: dc.title | Adaptação de materiais pedagógicos para a aprendizagem do deficiente visual no processo de inclusão | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: