Avaliação do desempenho acústico de salas de aula : estudo de caso nas Escolas Estaduais do Paraná

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Autor(es): dc.contributorZannin, Paulo Henrique Trombetta, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil-
Autor(es): dc.creatorZwirtes, Daniele Petri Zanardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:55:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:55:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/5955-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/5955-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Paulo Henrique Trombetta Zannin-
Descrição: dc.descriptionInclui apendice-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 2006-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa apresenta a avaliação acústica de salas de aula dospadrões construtivos 010, 022 e 023 de escolas públicas construídas no Estado doParaná pela FUNDEPAR, contemplando dois aspectos: avaliação qualitativa esubjetiva. A avaliação qualitativa foi composta por medições de parâmetrosacústicos como ruído de fundo (ruído ambiente), tempo de reverberação eisolamento acústico. As medições seguiram prescrições internacionais segundo asnormas ISO 140-4, ISO 140-5 ISO 717-1 e ISO 3382. A avaliação subjetiva foibaseada na aplicação de questionários a alunos e professores. Para a realização dapesquisa foram selecionadas duas escolas de cada padrão construtivo, as quaisestão localizadas nos municípios de Curitiba e Pinhais. Os resultados das mediçõesacústicas foram confrontados com as normas NBR 10151, NBR 10152 e ANSIS12.60. Os resultados da avaliação qualitativa ainda foram confrontados com osresultados da avaliação subjetiva, o que promoveu a validação interna da pesquisa.Com base nos resultados obtidos pode-se afirmar que: 1) o tempo de reverberaçãodas salas avaliadas não atende aos padrões internacionais, onde o tempo dereverberação médio medido foi de 1,5 s, sendo que o recomendado para as mesmasé 0,6 s; 2) o isolamento sonoro das fachadas apresentou para o Weighted apparentsound reduction index R'45°,w os valores: 10 dB (padrão 010), 26 dB (padrão 022) e15 dB (padrão 023), sendo recomendado o valor de 50 dB; 3) as medições do ruídode fundo mostraram que o mesmo supera em muito os valores limites estabelecidospela NBR 10152. Dos resultados constata-se a total falta de qualidade acústica dassalas de aula, acarretando prejuízos irreparáveis ao processo de ensino-aprendizagem, uma vez que o mesmo é baseado na transmissão oral doconhecimento. Constatou-se também que o principal ruído percebido não provém doentorno, mas é gerado pela própria escola. As entrevistas com professores e alunosmostraram que o ruído gerado na própria sala de aula, seguido do ruído gerado nassalas de aula vizinhas, são as principais fontes de incômodo. Esta pesquisapretende contribuir para a necessária transformação das concepções dosprofissionais envolvidos no projeto e planejamento de edificações escolares.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study evaluates the acoustics in constructive standard classrooms 010, 022 and 023 of public schools constructed in the state of Paraná by FUNDEPAR, taking two aspects into consideration: qualitative and subjective evaluation. The qualitative evaluation consisted of acoustic measurements of background noise (ambient noise), reverberation time and sound insulation. The measurements were in accordance with international standards ISO 140-4, ISO 140- 5, ISO 717-1 and ISO 3382. The subjective evaluation was based on the application of questionnaires distributed to students and teachers. Two schools, both built to standard and located in the municipalities of Curitiba and Pinhais, were chosen for the study. The acoustic measuring results were compared to the NBR 10151, NBR 10152 and ANSI S12.60. The qualitative evaluation results were further compared to the subjective evaluation results, promoting the study’s internal validation. Based on the results obtained it can be affirmed that: 1) reverberation time in the evaluated classrooms does not meet international standards, with the average reverberation time measured being 1.5 s, while that recommended for the same rooms is 0.6 s; 2) the airborne sound insulation of façades presented the following values for the Weighted apparent sound reduction index R'45°,w: 10 dB (standard 010), 26 dB (standard 022) and 15 dB (standard 023), with the recommended value being 50 dB; 3) the background noise measurements greatly exceeded the limit values established by NBR 10152. The results confirmed the lack of acoustic quality in the classrooms, causing irreparable damage to the teaching-learning process, since this is based on oral knowledge transmission. It was also established that the main noise did not come from the neighbourhood but was generated by the school itself. The interviews conducted with teachers and students showed that the noise generated in the classroom itself, followed by the noise generated by neighboring classrooms, were the main sources of annoyance. The aim of this study is to contribute to changing the concept of professionals involved in the design and planning of school buildings.-
Formato: dc.formatxix, 161f. : il. color., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAcústica-
Palavras-chave: dc.subjectSalas de aula - Acústica e física-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Civil-
Título: dc.titleAvaliação do desempenho acústico de salas de aula : estudo de caso nas Escolas Estaduais do Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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