
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling Ribas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Eva de Fátima da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:54:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:54:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59556 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59556 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Msc. Magda R. Pinto | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professorres do Ensino Fundamental e Médio | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho de intervenção teve como objetivos: esclarecer a comunidade escolar à prevenção do uso de drogas, dentro e fora do ambiente escolar; orientar alunos, educadores, pais e familiares na busca de ações coletivas preventivas frente ao uso de drogas; oportunizar debates e reflexões sobre os fatores sociais, familiares e econômicos que influenciam no uso de drogas e contribuir na formação e orientação das ações antidrogas. O estudo foi realizado no colégio Estadual Padre Antônio Vieira, município de São José dos Pinhais/PR, no segundo semestre de 2018. Diante da realidade da violência urbana entre vários tipos, destacamos as drogas lícitas e não lícitas que motivou e justificou a execução da intervenção. O público alvo da intervenção foram 60 alunos dos sextos anos do ensino fundamental, sendo as duas turmas do período vespertino, os alunos são oriundos de uma comunidade carente, nas proximidades da escola. O enfoque maior com os sextos anos, uma vez que tivemos muitos alunos envolvidos com álcool nesta série. A Metodologia constituiu-se em um projeto de intervenção dividido em três etapas: 1ªEtapa: Reunião entre professores e equipe pedagógica, com a finalidade de apresentação do projeto de intervenção, onde foi discutido as atividades que seriam trabalhadas na prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas dentro e fora do ambiente escolar, os pais seriam convidados para uma palestra com a Patrulha Escolar através de bilhetes impressos. 2ª Etapa: Reunião de pais e mestres, na qual foi proferida uma palestra intitulada "Combate ao uso de Drogas e Bullying no ambiente escolar", pela Patrulha Escolar (BPEC). Para tanto, pais e alunos foram convidados através de bilhetes impressos.", palestra esta seguida de uma roda de conversa com objetivo de orientação eesclarecimento aos pais, alunos e demais presentes. 3ª Etapa: Visando a sensibilização dos alunos, foram realizadas várias atividades educativas com pesquisas sobre as drogas lícitas e ilícitas na sala de informática, produção de cartazes informativos para o não uso de drogas, projeto de leitura com produções textuais e paródias musicais utilizando as revistas Turma da Tina e da Mônica,com apresentações e descontração no evento "Semana de Interação e Cultura na Escola". Os Resultados obtidos com a implementação do projeto foram a conscientização, esclarecimento sobre a prevenção do uso da droga e do bulliyng por parte dos alunos e pais. Conclusão: O projeto implementado foi de grande relevância para a comunidade escolar, pois se iniciou um processo de sensibilização e mudança de hábitos, o qual demanda tempo para se consolidar e que juntas, comunidade e escola, poderão tomar medidas que garantirão o bem estar dos jovens da comunidade. | - |
| Formato: dc.format | 29 p. : il., color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Drogas - Abuso - Prevenção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
| Título: dc.title | Consumo de drogas no ambiente escolar : processo de sensibilização e conscientização | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: