Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Vanessa Bertoglio Comassetto Antunes de, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Autor(es): dc.creatorMarques, Elaine Heloisa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:40:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:40:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59550-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59550-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Vanessa Comassetto A. de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho procurou apresentar estratégias para uma melhor compreensão da prescrição medicamentosa por parte dos Responsáveis e /ou mães dos pacientes em tratamento de câncer, respeitando o perfil de conhecimento e domínio de cada mãe e utilizando de recursos lúdicos e de fácil entendimento. Essa comunicação significativa e simples foi eleita pela possibilidade de atuar em caráter preventivo e corretivo no entendimento do receituário médico. Um aspecto observado nessa realidade é a dificuldade das mães/acompanhantes em compreender e organizar-se perante um número significativo de medicamentos no tratamento de Neoplasias do seu (sua) filho(a) comprometendo assim o sucesso da resposta terapêutica do paciente, além dos riscos causados ao tratamento e possíveis impactos negativos no resultado farmacológico. Apresenta também a importância do trabalho em equipe da educação e saúde visando objetivos comuns que é a recuperação do paciente, a eficácia e resultados do tratamento e a qualidade de vida do mesmo e todos esses aspectos estão ligados e sujeitos a uma boa compreensão da prescrição medicamentoso sendo um dos momentos mais relevantes para o sucesso do tratamento. A problemática foi trabalhada através da perspectiva de uma aprendizagem significativa e singular, respeitando o conhecimento prévio do sujeito.-
Formato: dc.format28 p. : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMedicamentos - Prescriçao-
Palavras-chave: dc.subjectMedicamentos - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectTratamento-
Palavras-chave: dc.subjectAdesão-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectCompreensão-
Título: dc.titleCompreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa-
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