A abordagem da violência de gênero em aulas de ELE no ensino médio integrado : um projeto de intervenção

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling Ribas-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Hellen Christina, 1983--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:43:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:43:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59543-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59543-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Magda Ribas Pinto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho trata de uma pesquisa de intervenção realizada nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira (ELE) com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Integrado (EMI) a cursos Técnicos em uma escola federal na região central de Curitiba. Na intervenção foi utilizada uma sequência didática sobre violência de gênero visando que os estudantes percebessem que esse tipo de violência ocorre em diferentes lugares e não se trata apenas da agressão física, há também outras formas de violência e que não podem ser naturalizadas. Como referencial teórico usou-se documentos oficiais referentes ao ensino de língua estrangeira por meio de temas transversais, bem como autores que estudam violência de gênero. Usou-se uma sequência didática para a coleta de dados e análise qualitativa e os resultados indicaram que trabalhar violência de gênero no espaço escolar é relevante, provoca a autorreflexão e o pensamento crítico.-
Formato: dc.format40 p. : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEspanhol - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectViolencia escolar-
Título: dc.titleA abordagem da violência de gênero em aulas de ELE no ensino médio integrado : um projeto de intervenção-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.