O uso da sala de aula invertida no processo de prevenção ao consumo de drogas lícitas por alunos do ensino fundamental II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling Ribas-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Autor(es): dc.creatorMorais, Felippie Anthonio Fediuk de, 1983--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:38:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:38:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59539-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59539-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Dr. Magda N. Pinto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O projeto foi realizado com alunos com faixa etária entre 10 e 18 anos de idade, frequentadores de um colégio particular localizado em um bairro de classe média alta na cidade de Curitiba/Pr. Com objetivo de instrumentalizar os alunos quanto a necessidade da prevenção e cuidado coletivo ao uso de drogas lícitas, por meio da metodologia da sala de aula invertida preconizou-se a utilização de atividades lúdicas como ferramenta de informação e conscientização. Os alunos do ensino médio foram os responsáveis ela construção do conteúdo teórico, planejamento da atividade e sua aplicação. Aos alunos do ensino fundamental II coube a avaliação dos conceitos abordados e como eles podem contribuir para o seu desenvolvimento. O processo de desenvolvimento durou todo o ano de 2018, inicialmente com um treinamento dentro da turma do ensino médio onde os alunos construíram os conceitos de saúde, os efeitos do uso de drogas lícitas e ilícitas e refletiram sobre o processo de prevenção. De posse destas informações planejaram as atividades e aplicaram junto aos alunos do ensino fundamental, criando assim um movimento de cooperação e colaboração na prevenção ao uso de drogas. Pós aplicação os alunos do ensino fundamental avaliaram as atividades e conceitos trabalhados, destacando barreiras e pré-conceitos em relação aos mais velhos que haviam sido quebrados e que as informações compartilhadas estavam em sintonia com o seu conhecimento prévio. Conclui-se que o objetivo foi alcançado, os alunos já tão informados persistem em buscar drogas lícitas como meio de inserção em grupos sociais e ao instrumentalizá-los com os conhecimentos necessários, reforçando com exemplos positivos dentro do ambiente escolar gera uma cooperação e preocupação coletiva com o bem estar do próximo, prevenindo e minimizando os danos.-
Formato: dc.format61 p. : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDrogas - Abuso - Prevenção-
Palavras-chave: dc.subjectAlunos-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Título: dc.titleO uso da sala de aula invertida no processo de prevenção ao consumo de drogas lícitas por alunos do ensino fundamental II-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.