Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pontes, Letícia, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Wessling, Daniela, 1993- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:26:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:26:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59530 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59530 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dra. Letícia Pontes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A mudança na sociedade, com os avanços tecnológicos vem ganhando cada vez mais espaço na rotina das famílias, influenciando nas escolhas das brincadeiras das crianças. As ferramentas tecnológicas têm substituído os momentos de lazer e interação pessoal entre pais e filhos. Este trabalho tem como objetivo resgatar brincadeiras clássicas com crianças do Ensino fundamental e, evidenciar os seus benefícios no desenvolvimento e socialização das crianças, dos 2º anos de uma escola da Rede Municipal de Joinville-SC. Participaram 48 alunos, sendo 25 meninas e 23 meninos, do segundo ano do Ensino Fundamental. Para seu desenvolvimento realizou-se, inicialmente, uma aula expositiva, com o auxilio do recurso de slides, para apresentar aos alunos a diferença entre brincadeiras e brinquedos. Para a coleta de dados foi utilizado como ferramenta um questionário semiestruturado, com 13 perguntas, das quais 5 perguntas semiabertas e 8 perguntas fechadas. Com os resultados obtidos pode-se constatar que as crianças estão, cada vez mais cedo, tendo acesso aos objetos eletrônicos como os Tablets, smartphones, computadores, videogames. Outra observação em cima dos dados obtidos com o questionário é que os pais estão brincando pouco com seus filhos, e em alguns casos os pais nunca brincam, não tendo esse momento de interação entre pais e filhos. Como intervenção, realizou-se o "Dia do Brinquedo", no qual os alunos trouxeram um brinquedo na data estipulada. Um segundo dia foi planejado conforme as brincadeiras mais citadas. Na turma do matutino foram desenvolvidas as atividades de pega-pega, pega-gelo e futebol e na turma do vespertino foram desenvolvidas as atividades de futebol, pega-pega e pular corda. Um último momento se deu na sala informatizada e, os alunos sentaram em duplas e puderam vivenciar os jogos eletrônicos com um viés educativo, como o jogo da memória. | - |
Formato: dc.format | 36 p. : il., color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brinquedos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletronicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento infantil | - |
Título: dc.title | Brinquedos e brincadeiras : crianças em movimento | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: