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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pontes, Letícia, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Bianchessi, Cleber | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:39:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:39:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59529 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59529 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.ª Dra. Letícia Pontes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Na sociedade da informação, o ambiente escolar é um espaço consideradotanto físico quanto virtual e serve de bússola para os alunos navegarem nesse mar do conhecimento. Assim, conseguem superar a visão utilitarista onde apenas recebem informações prontas e aderir à dinâmica da sociedade do conhecimento com múltiplas oportunidades para o ensino e aprendizagem. Com isso, a evolução tecnológica e a velocidade das informações influenciam o comportamento destes sujeitos e permite construir um processo de comunicação sem a necessidade do contato físico ou interação tête-a-tête. Neste sentido, o uso das tecnologias digitais interferem no comportamento dos estudantes instigando a necessidade de estar e permanecer conectados e incluir a tecnologia no seu cotidiano. Neste processo surgem sentimentos e necessidades, muitas vezes involuntários, que geram mudanças comportamentais e contribuem para o aparecimento de novas síndromes conhecidas como síndromes tecnológicas. A contemporaneidade está marcada pela presença ubíqua dos aparatos móveis, objetos de investigação e análise desta pesquisa. A presente pesquisa está associada com intervenção no ambiente escolar e como trabalho de conclusão dos estudos da especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo desta pesquisa e intervenção é estimular estudantes de um curso de Técnico em Química do período noturno de numa escola pública estadual na cidade de Curitiba PR para o uso adequado dos recursos presentes nos dispositivos móveis. Em vista disso, os objetivos específicos são: a) Identificar os motivos que incentivam os alunos utilizarem o celular; b) Descrever o comportamento ou sentimento dos alunos quando não estão de posse destes dispositivos móveis; c) Apresentar as consequências do uso inadequado dos dispositivos móveis; d) Oferecer elementos que permitem ao aluno refletir e aderir, no contexto escolar, para evitar a dependência dos instrumentos tecnológicos digitais. Assim, a metodologia adotada permite proceder com a análise quanti-qualitativa das observações e respostas dos alunos por meio do Google Formulários levando em consideração as manifestações comportamentais. Toma como pressuposto que o cotidiano escolar está cada vez mais receptivo às interferências destes recursos. Estes, por sua vez, têm provocado determinados comportamentos nos discentes não observados quando esses instrumentos não compartilhavam o ambiente escolar com os sujeitos. Dessa forma, desperta cuidado esta exacerbada dependência dos estudantes pelas tecnologias digitais, a denominada nomofobia. Isto posto, adota a fundamentação epistemológica de Vigotski (2000); Castells (2004); Demo (2008); Moran (2013); Bragazzi et al., (2018); Como resultado da pesquisa e intervenção possibilitou aos alunos identificar comportamentos que podem ser mudados e aderir aos conselhos e orientações dos modos adequados e repassadas durante a intervenção.do uso dos dispositivos móveis. Os sujeitos conseguiram descrever o comportamento e sentimentos dos reais motivos particulares e/ou coletivos que incentivam utilizar o dispositivo móvel de modo inadequado em local descabido e inoportuno. Entenderam que os primeiros sintomas e sinais da nomofobia podem ser evitados ou superados com simples mudança de atitudes frequentes e dos seus hábitos. | - |
Formato: dc.format | 70 p. : il., color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino tecnico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Título: dc.title | A nomofobia no ambiente escolar : vida digital do estudante | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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