Autorregulação da aprendizagem instrumental : um estudo de caso com uma percussionista

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Autor(es): dc.contributorAraújo, Rosane Cardoso de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorVeloso, Flávio Denis Dias, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:03:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:03:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59528-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59528-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de Araújo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design , Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 04/02/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.162-173-
Descrição: dc.descriptionResumo: O tema desta dissertação é a autorregulação da aprendizagem instrumental à luz da teoria social cognitiva, de Albert Bandura. Esta abordagem destaca a capacidade de o aluno intervir de forma consciente, intencional e autorreflexiva no próprio desenvolvimento, participando ativamente do seu processo de aprendizagem. A fundamentação teórica proposta para esta investigação apoia-se na "Abordagem Multidimensional da Autorregulação da Aprendizagem" de Zimmerman e Risemberg, que descreve a autorregulação a partir de seis dimensões: (1) motivação, (2) método, (3) tempo, (4) desempenho, (5) ambiente físico e (6) influências sociais. O objetivo desta pesquisa foi investigar elementos da autorregulação da aprendizagem na conduta de uma percussionista durante o aprendizado de uma nova obra musical. O método adotado consistiu em um estudo de caso, tendo como unidade de análise o processo de estudo de uma obra realizado por uma aluna de bacharelado em música (percussão). Os resultados indicaram: (a) a incidência de aspectos motivacionais no processo de estudo investigado, com destaque para as crenças de autoeficácia e as expectativas de resultado; (b) o emprego de uma diversidade de estratégias de natureza cognitiva, metacognitiva e comportamental. Tais estratégias foram adotadas em detrimento a padronização de ações, atuaram associadas (complementando-se) e foram variadas e aprimoradas a medida que o processo de estudo avançou; (c) a ocorrência de eventos relativos ao "planejamento" (metas de aprendizagem e delineamento das atividades), "monitoramento" (experiências e conhecimentos metacognitivos; observação e interpretação dos desafios) e "avaliação" da aprendizagem (atribuições causais e inferências - autoavaliativas e autorreativas); (d) o impacto das variáveis ambientais, com destaque às influências físico-estruturais e sociais, enfatizando a modelação social e os processos de atenção, retenção, reprodução e motivação. Espera-se que as considerações aqui apresentadas favoreçam o aprimoramento de condutas que orientem a prática musical de instrumentistas em direção a um desenvolvimento musical consciente, reflexivo e autônomo. Palavras-chave: aprendizagem instrumental;performance musical; percussão; aprendizagem autorregulada; teoria social cognitiva.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The theme of this dissertation is the self-regulation of instrumental learning from the perspective of social cognitive theory (BANDURA, 1986). This approach emphasizes the ability of the student to intervene in a conscious, intentional and self-reflexive way in their own development, actively participating in their learning process. The theoretical basis for this research is based on the "Multidimensional Approach to Self-Regulation of Learning" (ZIMMERMAN e RISEMBERG, 1997), which describes self-regulation from six dimensions: (1) motivation, (2) method, (3) time, (4) performance, (5) physical environment and (6) social influences. The objective of this research was to investigate elements of self-regulation of learning in the conduct of a percussionist during the learning of a new musical piece. The method adopted consisted of a case study, having as unit of analysis the study process of a musical piece done by a music student (bachelor of percussion). The results indicated: (a) the incidence of motivational aspects in the investigated study process, with emphasis on self-efficacy beliefs and outcome expectations; (b) the use of a variety of cognitive, metacognitive and behavioral strategies. Such strategies were adopted in detriment to the standardization of actions, they were associated (complemented) and were varied and improved as the study process progressed; (c) the occurrence of events related to "planning" (learning goals and activities planning), "monitoring" (metacognitive experiences and knowledge, observation and interpretation of the challenges) and "evaluation" of learning (causal attributions and inferences - self-assessing and self-reactive); (d) the impact of environmental variables, especially physical-structural and social influences, emphasizing social m odeling and processes of attention, retention, reproduction and motivation. It is expected that the considerations presented here will favor the improvement of conducts that guide the musical practice of instrumentalists towards a conscious, reflexive and autonomous musical development. Keywords: instrumental learning; musical performance; percussion; self-regulated learning; social cognitive theory.-
Formato: dc.format184 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectInstrumentos de percussão-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleAutorregulação da aprendizagem instrumental : um estudo de caso com uma percussionista-
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