A mineração de opinião em mídias sociais como ferramenta para medir a (in)satisfação do consumidor

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Autor(es): dc.contributorTsunoda, Denise Fukumi, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorIglesias, Luis Sancliment, 1960--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:44:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:44:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59523-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59523-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Denise Fukumi Tsunoda-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Estudo de natureza quantitativa que objetiva explorar a contribuição da mineração de opinião em bases de dados SAC 2.0 extraídas do Facebook para a medição da (in)satisfação dos consumidores. Visa analisar e propor ferramentas que auxiliem nas etapas do processo de descoberta de conhecimento em texto e selecionar as mais adequadas para a mineração de opinião a nível de sentença, onde se analisa o sentimento positivo, negativo e neutro. Propõe desenvolver uma metodologia de análise de opinião, iniciando com a seleção da ferramenta NetVizz para extrair a base de dados do Facebook, seguido do uso do Microsoft Excel®, para seleção e redução de dados, códigos em Python para a fase de limpeza e transformação e a ferramenta Semantria como instrumento de análise de texto. Submete-se para a mineração de opinião a base de dados extraída com quatro tratamentos de pré-processamento. Utilizam-se os algoritmos Naive Bayes, SMO e J48 na ferramenta Weka para a etapa de processamento. Apresenta resultados satisfatórios na mineração de opinião com melhor taxa de acerto obtida usando o algoritmo SMO. Propõe trabalhos futuros em bases de dados SAC com a aplicação desta metodologia desenvolvida e estudos de descobrimento das causas de (in)satisfação dos consumidores encontradas em bases de dados SAC e SAC 2.0.-
Formato: dc.format123 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Palavras-chave: dc.subjectMídia social-
Palavras-chave: dc.subjectMineração de dados (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação do consumidor-
Título: dc.titleA mineração de opinião em mídias sociais como ferramenta para medir a (in)satisfação do consumidor-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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