Avaliação de aplicativo para smartphones como ferramenta educacional para estomatologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchussel, Juliana Lucena, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia-
Autor(es): dc.creatorSilva, Júlio Antônio Marçal, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:12:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:12:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59511-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59511-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Juliana Lucena Schussel-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Defesa : Curitiba, 23/07/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.36-37-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo desde trabalho é avaliar qualitativamente o uso de aplicativo mobile (app) como ferramenta auxiliar de ensino para graduação na disciplina de Estomatologia. O app foi desenvolvido a partir de plataforma digital, e disponibilizado gratuitamente para os sistemas Android® e iOS®. O conteúdo desenvolvido inclui vídeos de técnicas de exame e biópsia, textos relacionados aos conteúdos trabalhados na disciplina, dicas para o dia a dia clínico e biossegurança, além de um atlas clínico com imagens colhidas no banco de imagens da disciplina. Também foram disponibilizadas informações relacionadas ao funcionamento da disciplina, como cronograma, planos de aula e material de apoio, e também links para atividades propostas em sala de aula. Hoje o mesmo é ferramenta de apoio educacional, se tornando parte indissociável da disciplina, servindo como elo estreitador da relação docentediscente. Para avaliar a experiência de uso, foram criados 3 grupos de interesse (Alunos usuários, profissionais de tecnologia da informação e profissionais da área de estomatologia/patologia bucal), que após utilizarem o app, responderam a um questionário online, baseado em uma escala de significação. Após a coleta dos dados foi possível interpretar que o app teve uma ótima aceitação, e é tido como uma ferramenta de apoio muito válida, que segundo os entrevistados até poderia ter validade externa para outras disciplinas do campo odontológico. Provavelmente pela facilidade de acesso, gratuidade e mobilidade dos aplicativos para smartphones, os mesmos sejam muito além de uma tendência educacional, e sim, uma realidade já presente no nosso dia a dia, que possui cada vez mais incentivadores e usuários. Palavras-Chave: Aplicativo, Ensino, Estomatologia.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The objective of this study is to evaluate the use of mobile app (app) as an auxiliary teaching tool for graduation in the discipline of Stomatology. The app was developed from a digital platform, and made available for free to Android® and iOS® systems. The developed content includes videos of exam and biopsy techniques, texts related to the content worked on in the discipline, tips for clinical day-to-day and biosafety, as well as a clinical atlas with images taken from the image bank of the discipline. Information related to the discipline's functioning was also made available, such as a schedule, lesson plans and support material, as well as links to activities proposed in the classroom. Today it is a tool of educational support, becoming an inseparable part of the discipline, serving as a closer link between the teacher-student relationship. To evaluate the experience of use, 3 interest groups were created (users students, professionals of information technology and professionals in the field of stomatology / oral pathology), who after using the app, answered an online questionnaire, based on a scale of meaning After the data collection it was possible to interpret that the app had an excellent acceptance, and is considered as a very valid support tool, which according to the interviewees could even have external validity for other disciplines of the dental field. Probably because of the ease of access, gratuity and mobility of smartphone applications, these are far beyond an educational trend, but a reality already present in our daily lives, which has more and more supporters and users. Key Words: Application, Education, Stomatology.-
Formato: dc.format38 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEstomatologia-
Palavras-chave: dc.subjectOdontologia-
Título: dc.titleAvaliação de aplicativo para smartphones como ferramenta educacional para estomatologia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.