Gravidez na pré-adolescência : um o fenômeno contemporâneo no município de São José dos Pinhais, Paraná, Brasil

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Autor(es): dc.contributorPontes, Letícia, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Autor(es): dc.creatorRosa, Alfranio Gonsaga Ferreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:37:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:37:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59505-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59505-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Drª Letícia Pontes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo trata-se de um projeto de intervenção, a partir de uma análise relativa à gravidez na pré-adolescência no município de São José dos Pinhais, no estado do Paraná, Brasil. Explorando as transformações sociais e fisiológicas frente à maternidade imatura e o desenvolvimento pleno das meninas com suas constantes transformações biológicas, comportamentais, psicológicas e sexuais, a intervenção teve como principal objetivo: Apresentar ao corpo discente de 5° anos os aspectos negativos de uma gravidez na pré-adolescência, expondo as complicações sociais e fisiológicas frente à maternidade pré-matura. Como objetivos secundários: Integrar família e escola na abordagem do tema gravidez na pré-adolescência; abordar de forma didática temas excluídos pela família que dizem respeito a transformações fisiológicas de meninas; criar mecanismos didáticos junto a Secretaria de educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social como ferramenta de intervenção do fenômeno Gravidez na préadolescência no município de São José dos Pinhais, Paraná, Brasil. Participaram deste projeto alunas de 5°anos da educação básica de uma escola municipal, na faixa etária de 10 a 12 anos de idade. A pesquisa foi previamente autorizada e regularmente acompanhada por pais ou responsáveis. Utilizando a educação como meio acessível para os esclarecimentos das meninas para compreensão deste fenômeno e suas implicações socais e riscos sistemáticos a saúde da pré-adolescente, este projeto foi continuamente embasado na teoria da Pedagogia Progressista de Paulo Freire. Tendência que inicia em uma análise crítica das realidades sociais, sustentam as abordagens finais e sócias políticas da educação.-
Formato: dc.format59 p. : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescência-
Palavras-chave: dc.subjectGravidez na adolescência-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleGravidez na pré-adolescência : um o fenômeno contemporâneo no município de São José dos Pinhais, Paraná, Brasil-
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