Pais e filhos em ação, uma vivência necessária : um projeto de intervenção

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSarquis, Leila Maria Mansano, 1962--
Autor(es): dc.contributorMeier, Marineli Joaquim, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Autor(es): dc.creatorAlencar, Maria Solineide Oliveira, 1965--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:49:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:49:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59501-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59501-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Dra Leila Maria Mansano Sarquis-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profª Dra Marineli Joaquim Meier-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A necessidade de unir pais e filhos para pensar e reorganizar suas relações familiares a partir de sua percepção, respeitando singularidade de cada família, foi à mola propulsora deste projeto. Em minha experiência nas escolas em conversas ou atendimentos de pais e filhos observei a dificuldade que emanava desta relação. Falar sobre a relação pais e filhos foi no mínimo desafiador, pois estamos vivendo um momento conturbado onde os relacionamentos entre pais e filhos encontram-se cada vez mais difíceis, sejam eles na mais tenra idade ou na adolescência. Nem sempre a família consegue manter uma dinâmica funcional. As famílias passam, ao longo do ciclo vital, por períodos de mudanças e transições, que podem tornar o sistema disfuncional ou caótico como mudança de dinâmica na vida cotidiana, lutos, questões econômicas entre outros. Para tanto a proposta deste projeto de intervenção teve como o foco a ação em conjunto que trabalhou temas específicos visando desenvolver habilidades relacionais entre pais e filhos, ampliando as relações familiares. Tendo como tema: atenção, estabelecimento de regras, distribuição continua de afeto; e o senso moral: empatia, senso de justiça, responsabilidade e distinção de certo e errado sempre seguido de exemplos dos pais, para pais e estudantes atendidos pela instituição de ensino Escolar Municipal Desembargador Marçal Justen. Nosso desafio foi que os pais através do seu aprendizado possam colocar em prática seus conhecimentos e habilidades visando melhorar e ampliar a relação familiar. Após o desenvolvimento deste projeto de intervenção verificamos que foi possível retomar algumas questões importantes onde os pais também sentiram a necessidade de se colocar e pontuar anseios resgatando e dividindo suas experiências durante o desenvolvimento do projeto. Assim, foi aflorando nos pais o desejo cada vez maior de participação, de descoberta do potencial tendo em vista a reponsabilidade que pesa sobre eles na educação dos filhos, embora não seja a única, mas também de reconhecimento de que embora essa não seja uma tarefa das mais fáceis, todos nós estamos carregados e atravessados pela cultura e os diferentes modelos de orientação na formação familiar.-
Formato: dc.format29 p. : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectRelações com a familia-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração escolar-
Título: dc.titlePais e filhos em ação, uma vivência necessária : um projeto de intervenção-
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