Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sarquis, Leila Maria Mansano, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Meier, Marineli Joaquim, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Alencar, Maria Solineide Oliveira, 1965- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:49:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:49:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59501 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59501 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Dra Leila Maria Mansano Sarquis | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Profª Dra Marineli Joaquim Meier | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A necessidade de unir pais e filhos para pensar e reorganizar suas relações familiares a partir de sua percepção, respeitando singularidade de cada família, foi à mola propulsora deste projeto. Em minha experiência nas escolas em conversas ou atendimentos de pais e filhos observei a dificuldade que emanava desta relação. Falar sobre a relação pais e filhos foi no mínimo desafiador, pois estamos vivendo um momento conturbado onde os relacionamentos entre pais e filhos encontram-se cada vez mais difíceis, sejam eles na mais tenra idade ou na adolescência. Nem sempre a família consegue manter uma dinâmica funcional. As famílias passam, ao longo do ciclo vital, por períodos de mudanças e transições, que podem tornar o sistema disfuncional ou caótico como mudança de dinâmica na vida cotidiana, lutos, questões econômicas entre outros. Para tanto a proposta deste projeto de intervenção teve como o foco a ação em conjunto que trabalhou temas específicos visando desenvolver habilidades relacionais entre pais e filhos, ampliando as relações familiares. Tendo como tema: atenção, estabelecimento de regras, distribuição continua de afeto; e o senso moral: empatia, senso de justiça, responsabilidade e distinção de certo e errado sempre seguido de exemplos dos pais, para pais e estudantes atendidos pela instituição de ensino Escolar Municipal Desembargador Marçal Justen. Nosso desafio foi que os pais através do seu aprendizado possam colocar em prática seus conhecimentos e habilidades visando melhorar e ampliar a relação familiar. Após o desenvolvimento deste projeto de intervenção verificamos que foi possível retomar algumas questões importantes onde os pais também sentiram a necessidade de se colocar e pontuar anseios resgatando e dividindo suas experiências durante o desenvolvimento do projeto. Assim, foi aflorando nos pais o desejo cada vez maior de participação, de descoberta do potencial tendo em vista a reponsabilidade que pesa sobre eles na educação dos filhos, embora não seja a única, mas também de reconhecimento de que embora essa não seja uma tarefa das mais fáceis, todos nós estamos carregados e atravessados pela cultura e os diferentes modelos de orientação na formação familiar. | - |
Formato: dc.format | 29 p. : il., color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações com a familia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração escolar | - |
Título: dc.title | Pais e filhos em ação, uma vivência necessária : um projeto de intervenção | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: