A dança como alívio e prevenção do estresse : projeto de intervenção

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Autor(es): dc.contributorMeier, Marineli Joaquim, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Autor(es): dc.creatorMartins, Marcia Marcelino da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:20:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:20:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59498-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59498-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Marineli Joaquim Meier-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O estresse é uma resposta, física ou mental, do organismo a uma situação extrema ou importante, que geralmente aparece numa situação de ameaça ou pressão. Esta resposta libera uma série de reações químicas no organismo, o que provoca reações fisiológicas. Evidenciando-se estas reações, o projeto de intervenção apresentado objetiva a vivência da dança como atividade para amenizar e prevenir os sintomas do estresse. Esta forma de linguagem da arte se mostra efetiva como uma ferramenta para proporcionar momentos de descontração, de relaxamento, de pensar no próprio eu e desligar-se das tensões do dia-a-dia, por meio de atividades que reduzem as sensações de tensões e efeitos do estresse. Foram realizadas dez aulas de dança, com duração de uma hora para os profissionais da Secretaria Municipal da Educação, da Gerência de Desenvolvimento Profissional, convidados a participar deste projeto de intervenção, por vivenciarem estresse significativo no âmbito profissional. A prática proposta, as aulas de dança foram iniciadas e finalizadas com o preenchimento de um medidor de estresse, para uma verificação da sensação antes e depois da aula de dança, se há uma diferença de sensação das participantes quando terminavam as atividades. As aulas eram compostas de quatro momentos: o primeiro momento, caracterizado por atividades corporais de aquecimento. O segundo momento, a exploração do ambiente físico, com o corpo e movimentos respectivos de diferentes níveis: alto, médio e baixo, com o tempo do movimento: contínuo ou fragmentado. O terceiro momento visa a construção de uma coreografia, por meio do método de progressão, que é a construção de conjuntos, blocos de passos de dança, nas formações dos compassos musicais de um determinado ritmo, proposto em cada aula. O quarto momento finaliza a aula com exercícios respiratórios, atividades de alongamento e flexibilidade, com a intenção desacelerar a pulsação e respiração. Os resultados obtidos foram satisfatórios, as participantes relataram que após as aulas, perceberam uma sensação agradável, de calma, de relaxamento e de felicidade, indicando que no momento da aula desligaram-se das tensões experienciadas até o momento da aula.-
Formato: dc.format110 p. : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEstresse ocupacional-
Palavras-chave: dc.subjectTerapia pela dança-
Palavras-chave: dc.subjectRelaxamento-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde do trabalhador-
Título: dc.titleA dança como alívio e prevenção do estresse : projeto de intervenção-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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