Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bezerra, Cicero Aparecido, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Departamento de Ciência e Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Fiori, Felipe Correa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:41:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:41:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59479 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59479 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Cícero Aparecido Bezerra | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais e Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa : Curitiba, 07/03/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 116-125 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Iniciação Científica (IC) é considerada dentro do território nacional como uma atividade que propicia aos alunos de graduação o contato precoce com a pesquisa científica, desenvolvendo diferentes competências não exploradas em sala de aula, criando no discente, familiaridade com a produção científica. Este estudo analisou as relações entre ex-bolsistas de IC já graduados da Universidade Federal do Paraná (UFPR) dentro do período de 2002 a 2017 com o ingresso dos mesmos em cursos de mestrado e suas publicações científicas. Para a coleta de dados, as informações sobre o estudante foram retiradas do Sistema de Iniciação Científica da UFPR e da plataforma Currículo Lattes do CNPq. Empregou apenas técnicas e análises quantitativas como: estatísticas descritivas, testes para identificação de diferenças entre grupos e correlações. Descobriu que para o ingresso em mestrado, foram beneficiados os estudantes que permaneceram mais tempo na atividade, dedicaram maior carga horária, e receberam mais recursos. Os alunos que possuíram bolsa CNPq demonstraram maior taxa de ingresso em comparação aos outros tipos de vínculo, enquanto os setores de Ciências Humanas e Ciências Biológicas exibiram a melhor taxa de ingressantes dentro da instituição, enquanto Ciências da Saúde se mostrou a pior nesse quesito. O tempo de ingresso dos participantes no mestrado se diferiu apenas no grupo do setor, onde Ciências da Saúde demonstrou taxa elevada para o ingresso de seus alunos no mestrado em comparação aos demais setores. Para as publicações o sexo não se mostrou determinante, enquanto o setor de Palotina teve o maior número médio de publicações entre seus discentes no período compreendido durante a execução da IC - 11,73 em publicações totais do aluno e 8,18 em parceria. Para as publicações pós-IC o setor de Ciências Agrárias liderou o número médio de trabalhos - média de 18,13 produções. Quanto ao vínculo, estudantes que possuíram mais de um tipo de vínculo - sendo ao menos um destes de participação voluntária - tiveram taxas maiores de publicações. Ingressantes no mestrado exibiram maior número médio de publicações nos três contextos analisados em comparação à alunos não ingressantes. As publicações durante IC - totais do aluno e em parceria - apresentaram correlações com a quantidade de meses permanecida pelos discentes, carga horária total dedicada e a quantidade de bolsas recebidas pelos alunos. No contexto pós-IC apenas a carga horária semanal média apresentou correlações com o número de trabalhos publicados pelos estudantes. Palavras-chave: Iniciação Científica, Publicações Científicas, Ingresso no Mestrado, UFPR. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The Scientific Research (SR) is considered in the national territory as an activity that provides for graduate students early contact with scientific research, developing different skills not explored in the classroom, creating into the student, familiarity with the scientific production. This study analyzes the relations between former fellows of SIs already graduated from the Federal University of Paraná (UFPR) with their entry into master's degree courses and their scientific publications. For the data collection, information about the student was taken from the UFPR Scientific Initiation System and the Curriculum Lattes platform of CNPq. Only quantitative techniques and analyzes were used, such as: descriptive statistics, tests to identify differences between groups and correlations. It was found that for entry into master's degree, students have benefited who remained longer in activity, devoted more hours, and received more resources. Students who had a CNPq grant showed a higher admission rate compared to other types of ties, while the Human Sciences and Biological Sciences sectors had the best admission rate within the institution, while Health Sciences was the worst in this area. The admission time of the participants in the masters degree's differed only in the group of the sector, where Health Sciences showed a high rate for the admission of their students in the masters in comparison to the other sectors. For the publications sex was not decisive, while the Palotina sector had the highest average number of publications among its students in the period comprised during the execution of the CI - 11.73 in total student publications and 8.18 in partnership. For post- SI publications, the Agricultural Sciences sector led the average number of jobs - an average of 18.13 productions. Regarding the link, students who had more than one type of link - at least one of them of voluntary participation - had higher rates of publications. Participants in the master's program showed a higher average number of publications in the three contexts analyzed compared to non-students.The publications during SR - of the student and in partnership - presented correlations with the amount of months spent by the students, total hours worked and the number of scholarships received by the students. In the post-SI context only the average weekly workload correlated with the number of papers published by the students. Keywords: Scientific Initiation, Scientific Publications, Master's Degree, UFPR. | - |
Formato: dc.format | 145 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos científicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pos-graduação | - |
Título: dc.title | Relações entre iniciação científica, publicações e ingresso no mestrado : um estudo na Universidade Federal do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: