Formação continuada de professores para o uso de tecnologia digital da informação e comunicação baseada na teoria do mobile learning para o ensino de matemática

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Autor(es): dc.contributorSá, Ricardo Antunes de, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorLuiz, Learcino dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:08:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:08:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59471-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59471-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 07/12/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 175-184-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Cultura, Escola e Ensino-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa buscou relacionar a teoria do mobile learning (aprendizagem móvel ou por meio de dispositivos móveis sem fio) com o ensino de conceitos matemáticos. O quadro teórico que embasou esta tese teve como principais autores: Castells(1993,2005), Lemos (2013), Sancho (1998, 2006,2013), Levy (1999) (cibercultura), Hargreaves (2004), Pozzo (2004,2007) (sociedade da informação e conhecimento), Garcia (1999), Ibernon (2009) (formação de professores), Sharples, Taylor e Vavoula (2007), Crompton (2013), Valente (2014) (mobile learning), Charlot (2014), Becker ( 1994, 2012), Carbonell (2002) e Filatro e Cavalcanti (2018) (epistemologia e ação pedagógica inovadora). O objetivo geral desta pesquisa é analisar as características de uma ação pedagógica inovadora que possivelmente podem surgir ou se desenvolver no momento em que o professor passa a ser capaz de criar e aplicar projetos de ensino baseados na teoria do mobile learning. Desta forma, nossa questão de pesquisa foi estabelecida como: Quais aspectos de uma ação pedagógica inovadora podem surgir ou se desenvolver por meio da capacitação para a criação e aplicação de projetos de ensino de conceitos matemáticos baseadas na teoria do mobile learning? A partir da revisão sistemática e de literatura elaborou-se e desenvolveu-se um curso de formação continuada de professores para uso de TMSF (tecnologias móveis sem fio, tais como tablets e smartphones) para o ensino de matemática apoiado pela teoria do m-learning. Este curso foi elaborado como parte da pesquisa-ação na qual se capacitaram professores da rede pública de ensino para o uso de TMSF na criação e aplicação de projetos de ensino de matemática apoiados na teoria do m-learning. O curso de formação de professores levou o conhecimento teórico e prático do uso de TMSF baseado na teoria do mobile learning para o ensino de conceitos matemáticos. Ao final teve-se 5 projetos de aplicação nos quais oito professores planejaram e aplicaram junto às suas turmas atividades de ensino de conceitos matemáticos utilizando TMSF. Estes projetos geraram dados qualitativos provenientes de fóruns de discussão online, entrevistas, grupos focais e aplicações de projetos de ensino. Para a análise dos dados utilizamos o método de codificação proposto por Saldanha (2013) que foi estabelecido dentro de uma perspectiva de pesquisa qualitativa. Todos os projetos apresentaram características de uma ação pedagógica inovadora. Portanto o ensino de conceitos matemáticos utilizando a TMSF sob a contribuição teórica do mobile learning em seu nível mais avançado carrega consigo traços de uma ação pedagógica inovadora. Palavras-chave: Mobile Learning. Ensino de matemática. Tablets. Smartphones. Tecnologia digital na escola. Pesquisa qualitativa. Codificação. AtlasTi.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research aimed to relate the theory of mobile learning (or by means of wireless mobile devices) with the teaching of mathematical concepts. The theoretical framework that underlies this thesis had as its main authors: Castells (1993, 2005), Lemos (2013), Sancho (1998, 2006,2013), Levy (1999) (cyberculture), Hargreaves (2004), Pozzo (2007) (information and knowledge society), Garcia (1999), Ibernon (2009) (teacher training), Sharples, Taylor & Vavoula (2007), Crompton (2013), Valente (2014) (mobile learning), Charlot (2014), Becker (1994, 2012), Carbonell (2002) and Filatro & Cavalcanti (2018) (epistemology and innovative pedagogical action). The general objective of this research is to analyze the characteristics of an innovative pedagogical action that may possibly arise or develop at the moment when the teacher is able to create and apply teaching projects based on the theory of mobile learning. Thus, our research question was established as: What aspects of an innovative pedagogical action can arise or develop through the training for the creation and application of teaching projects of mathematical concepts based on the theory of mobile learning? From the systematic review and the literature, a course of in-service teacher training for the use of wireless mobile technologies. for the teaching of mathematics supported by the m-learning theory was elaborated and developed. This course was developed as part of the action research in which public school teachers were trained to use wireless mobile technologies (tablets and smartphones) in the creation and application of mathematics teaching projects supported by the m-learning theory. The teacher training course led the theoretical and practical knowledge of the use of wireless mobile technologies based on the theory of mobile learning for the teaching of mathematical concepts. At the end there were 5 application projects in which eight teachers planned and applied mathematical concepts teaching activities using wireless mobile technologies together with their classes. These projects generated qualitative data from online discussion forums, interviews, focus groups and applications of teaching projects. For the data analysis we used the coding method proposed by Saldanha (2013) that was established within a qualitative research perspective. All the projects presented characteristics of an innovative pedagogical action. Therefore, the teaching of mathematical concepts using wireless mobile technologies under the theoretical contribution of mobile learning at its most advanced level carries with it traits of an innovative pedagogical action. Keywords: Mobile Learning, mathematics teaching, tablets, smartphones, digital technology at school, Qualitative research, Coding, AtlasTi.-
Formato: dc.format267 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia de ponta e educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Título: dc.titleFormação continuada de professores para o uso de tecnologia digital da informação e comunicação baseada na teoria do mobile learning para o ensino de matemática-
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