A pesquisa em processos formativos de professores do campo : a licenciatura em educação do campo na UNIOESTE (2010-2014)

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Autor(es): dc.contributorGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorVerdério, Alex-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:06:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:06:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59470-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59470-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 04/05/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 279-298-
Descrição: dc.descriptionResumo: Investiga a presença e o papel da pesquisa na formação de professores do campo em regime de alternância na experiência da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Cascavel - PR, realizada entre 2010 - 2014. Insere a temática no contexto da luta por uma Educação do Campo em sua interface com a Educação Superior. Constitui-se como estudo em um caso particular, desenvolvido por meio da pesquisa documental, tomando como referência os dados produzidos a partir do material resultante da produção coletiva da Educação do Campo no Brasil, no período entre 1998 e 2017. Analisa a inserção da pesquisa na Educação do Campo a partir das proposições coletivas produzidas especialmente nos espaços e atividades voltados para essa temática. Enfatiza as ações protagonizadas pela Articulação Paranaense por uma Educação do Campo, estabelecendo relações com a proposta de formação de professores do campo em alternância em nível estadual, com foco na Licenciatura em Educação do Campo na UNIOESTE. Analisa a configuração da pesquisa neste curso a partir dos documentos curriculares que organizaram a realização da experiência, com destaque para a proposta do curso, os Planos de Ensino vinculados à pesquisa, as orientações para os períodos de tempo comunidade e as quarenta e seis Monografias elaboradas pelos educandos-pesquisadores. Sistematiza as análises sobre a configuração da pesquisa no curso tendo em conta a dinâmica da investigação e as dimensões da pesquisa científica desenvolvidas no processo formativo desencadeado. Indica como sínteses parciais que configuram a pesquisa no caso em estudo a sistematização das Cartas de Intenção de Pesquisa, a elaboração dos Projetos de Pesquisa, a constituição das Linhas de Pesquisa, a relação orientandos e orientadores e a realização das Bancas de Qualificação. Analisa a pesquisa científica a partir de suas dimensões epistemológica, morfológica, política, ética, teórica, técnica, pedagógica e social. Apresenta os resultados de análise das Monografias a partir da vinculação dos educandospesquisadores com os objetos de estudos, dos procedimentos de pesquisa utilizados, dos temas abordados e de parte da bibliografia utilizada. Evidencia que as Monografias focalizaram as práticas educativas vinculadas aos Movimentos Sociais e Organizações Populares do Campo, sobretudo a escola do campo, constituindo-se de maneira articulada e como parte integrante da produção coletiva da Educação do Campo. Conclui com considerações sobre a configuração da pesquisa no curso, tendo como elemento central a práxis em suas perspectivas criadora e reiterativa, produzida na confluência entre a dinâmica da investigação e as dimensões da pesquisa científica no curso. Defende a tese de que a formação de professores do campo nos cursos de graduação em alternância e a pesquisa nesse contexto constituem-se em ambientes de práxis, ora uma práxis criadora, ora uma práxis reiterativa, processadas ambas num movimento articulado de resistência e ousadia, que ao mesmo tempo é produzido e é sustentador da luta por uma Educação do Campo no Brasil. Palavras-chave: Universidade. Formação de Professores. Pesquisa. Licenciatura em Educação do Campo. Regime de Alternância.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: ABSTRACT This thesis investigates the presence and the role of the research in countryside teachers formation using the Pedagogy of Alternation method in the experience of the Countryside Education Degree at the Western Paraná State University (UNIOESTE), in Cascavel - PR, between 2010 and 2014. It inserts the thematic in the struggle for a Countryside Education in its interface with Higher Education. It is a study in a particular case, developed through documentary research, taking as reference the data produced from the material resulting from the collective production of Brazilian Countryside Education, between 1998 and 2017. It analyzes the insertion of the research in the Countryside Education from the collective propositions produced especially in the spaces and activities directed to this theme. It emphasizes the actions carried out by the Paraná State Articulation for a Countryside Education, establishing relations with the proposal of countryside teachers formation in pedagogy of alternation method at the state level, focusing on the Countryside Education Degree at UNIOESTE. It analyzes the configuration of the research in this course from the curricular documents that organized the experience, with emphasis on the course proposal, the teaching plans linked to the research, the guidelines for the community time periods and the forty-six course conclusion monographs elaborated by the student-researchers. It systematizes the analysis of the research configuration in the course taking into consideration the research dynamics and the dimensions of the scientific research developed in the unchained formative process. It indicates as partial syntheses, that configurate the research in the case under study, the systematization of letters of research intent, the elaboration of the research projects, the constitution of the research fields, the student-advisor relationship and the execution of the qualification examination board. It analyzes scientific research from its epistemological, morphological, political, ethical, theoretical, technical, pedagogical and social dimensions. It presents the results of analysis of the course conclusion monographs from the connection between the students and researchers with the objects of studies, the research procedures, the topics and part of the bibliography. It evidences that the course conclusion monographs were focused on the educational practices linked to the social movements and countryside popular organizations, especially the countryside school, constituting itself in an articulated way and as an integral part of the collective production of the Countryside Education. It concludes with considerations about the configuration of the research in the course, having as central element the praxis in its creative and reiterative perspectives, produced in the confluence between the research dynamics and the dimensions of scientific research in the course. It defends the thesis that the formation of countryside teachers in courses with the pedagogy alternating method and the research in this context constitute themselves in praxis environments, sometimes a creative praxis, sometimes a reiterative praxis, both processed in an articulated movement of resistance and daring, which at the same time is produced and supports the struggle for a Countryside Education in Brazil. Key-words: University. Teachers formation. Research. Countryside Education Degree. Pedagogy of Alternation Method.-
Formato: dc.format362 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura-
Título: dc.titleA pesquisa em processos formativos de professores do campo : a licenciatura em educação do campo na UNIOESTE (2010-2014)-
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