Enfrentando e prevenindo a violência escolar : desenvolvimento e avaliação de uma intervenção com professores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCunha, Josafá Moreira da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorLima, Carla Mariana Saad-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:44:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:44:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59466-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59466-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunha-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/03/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 72-83-
Descrição: dc.descriptionResumo: A vitimização entre pares e o bullying são graves problemas que atingem as instituições escolares, gerando consequências negativas para alunos e professores. Pesquisas nacionais relatam altos índices de agressões entre estudantes brasileiros do segundo ciclo do ensino fundamental. Contudo, ainda são incipientes o investimento em pesquisas com alunos do primeiro ciclo e o investimento em intervenções. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar uma intervenção com professores voltada para a modificação das crenças e da percepção de autoeficácia sobre bullying e para redução da vitimização envolvendo estudantes do Ensino Fundamental I. A intervenção consistiu em um curso de seis horas de duração, sobre estratégias de prevenção e enfrentamento ao bullying e a agressão entre estudantes. Participaram da pesquisa 36 professoras, 51 turmas, totalizando 1154 alunos de 3.º ao 5.º ano do ensino fundamental de escolas públicas, de período integral do município de Curitiba/PR. Para a avaliação da intervenção, os estudantes responderam a escala de vitimização e agressão entre pares (EVAP) em três períodos do ano letivo e as professoras responderam dois questionários, um que avaliou as estratégias docentes diante da vitimização e outro que investigou as crenças sobre bullying e vitimização. Os questionários foram respondidos em dois momentos: pré e pós-intervenção. Análises descritivas e inferências foram realizadas. Os resultados apontaram uma mudança significativa nos escores da percepção de autoeficácia e crenças normativas das docentes. Em relação às estratégias de intervenção diante de cenários de vitimização entre pares, relatadas por docentes antes da intervenção, a categoria dialogar foi apontada como a mais favorável para a utilização e, após a intervenção, a categoria acompanhar foi a mais indicada. Já a categoria ignorar foi a que os docentes demostraram ser a menos favorável, antes e após a intervenção. Os resultados do questionário dos alunos revelaram a trajetória de vitimização ao longo do ano letivo, mostrando que a média de vitimização do grupo de intervenção na última coleta de dados foi menor que a média do grupo controle. Já a média de agressão direta e agressão relacional, na última coleta de dados, foi menor no grupo controle. Os resultados apontaram uma baixa frequência de comportamentos de vitimização e agressão entre os estudantes já na primeira coleta de dados. Em relação à comparação da média de vitimização no ano letivo, as análises não apontaram uma diferença significativa entre os escores do grupo de intervenção (A e B) em relação ao grupo controle (C), ao longo do ano letivo (T1, T2, T3), em nenhuma das três categorias analisadas: agressão direta, agressão relacional e vitimização. Em relação ao gênero foram encontradas diferenças significativas, apontando, principalmente, que meninos sofreram mais agressão relacional e direta do que as meninas, ao longo do ano. Os dados enfatizam a mudança na percepção dos professores sobre o bullying e a vitimização entre pares e uma redução de vitimização e agressão ao longo do ano letivo, sem diferenças significativas entre grupo de intervenção e controle. Palavras-chave: vitimização entre pares; bullying, formação de professores; intervenção.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Pair victimization and bullying are dangerous problems that affect schools, bringing many negative consequences to students and teachers. Researches have indicated high levels of aggression among brazilian students from the secondary school (2º ciclo do ensino fundamental). However, the investments in interventions and researches among students from primary school are still insufficient. Therefore, this study aimed to develop and evaluate a teacher intervention focused on the modification of beliefs; perception of self-efficacy and to the reduction of victimization among primary school students (Ensino Fundamental I). The intervention consisted on a six-hour course, about confronting and preventing bullying as well as the aggression between students. 36 female teachers have participated on the research, from 51 full-time classes of public schools (third to fifth grade), resulting into an amount of 1154 students, from Curitiba-PR. To the intervention evaluation, the students answered to the victimization and pair victimization (EVAP) questionnaire three times and the teachers answered two questionnaires: one evaluating their strategies used in face of victimization and the other analyzing their beliefs about bullying and victimization. These questionnaires were answered in two differents moments: pre and post-intervention. Descriptive analysis and inferences were also developed. The results pointed out a significant change in the beliefs and in self-efficacy perception scores'. In relation to the strategies of intervention in peer victimization, the teachers were more likely to dialogue in the pre-intervention questionnaire, and in the post-intervention, they were more likely to follow-up as a strategy. Ignoring the situation was the strategy less reported. Meanwhile, the students questionnaire brought to light the victimization throughout the school year. The results shown that the average amount of victimization was lower in the intervention group than that in the control group. The average in direct or relational aggression were lower in the control group, however. The results also pointed out that in the first data collection, there were a low frequency of victimization among students. Throughout the school year there was no significant difference between the scores of the intervention group (A,B) and the control group (C), in none of the three categories analyzed: direct aggression, relational aggression and victimization. Regarding to gender, significant differences were found, mostly boys that suffered more relational aggression than girls. The data collected emphasizes a change in teacher's perception about bullying and victimization in order to reduce bullying and peer victimization throughout the year, with no significant differences between the intervention and the control group. Keyword: peer victimization; bullying, teachers training, intervention-
Formato: dc.format103 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectViolencia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Atitudes-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Título: dc.titleEnfrentando e prevenindo a violência escolar : desenvolvimento e avaliação de uma intervenção com professores-
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