Análise multicriterial para a definição do traçado de estradas florestais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVasconcellos, Bruna Nascimento de, 1988--
Autor(es): dc.contributorSchimalski, Marcos Benedito-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorSouza, Franciny Lieny, 1992-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:18:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:18:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59458-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59458-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Bruna Nascimento de Vasconcellos-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Marcos Benedito Schimalski-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Gestão Florestal-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo deste estudo foi otimizar o processo de definição do traçado de estradas florestais associado a análise hierárquica de processos integrada em ambiente GIS. O estudo foi realizado no município de Campo Belo do Sul – SC, em uma área da empresa Florestal Gateados Ltda. Os mapas temáticos foram criados a partir das variáveis que a empresa utiliza para a definição de traçados e construção de estradas florestais, sendo elas: volume de madeira, posição solar, APP (Área de preservação permanente), declividade e cobertura do solo. Para a análise hierárquica de processos (AHP) os critérios foram analisados em pares, determinando os pesos, de 1, 3, 5, 7 e 9. A partir dos pesos definidos entre as linhas e as colunas, foram criados os seguintes cenários: 1) APP e Declividade; 2) APP, declividade e posição solar; 3) APP, declividade, posição solar e volume; 4) APP, declividade, posição solar, volume e cobertura. Foram utilizadas cinco variáveis para o estabelecimento de estradas florestais, sendo: volume de madeira, posição solar, APP, declividade e cobertura do solo, obtendo-se um índice de consistência de 0,04 e razão de consistência de 3,9%. De acordo com o mapa final, o melhor local para o estabelecimento de estradas florestais se encontra mais ao norte da área, cruzando poucas áreas de APP, menor declividade, maior área de efetivo plantio, buscando um maior volume de madeira nas estradas e melhor posição solar. Sugere-se a utilização de outras variáveis para diminuir os custos de construção de estradas, como a permanência de estradas principais bem como com revestimento primário. Outra sugestão seria a utilização da ferramenta least cost path para a definição do melhor traçado de estrada.-
Formato: dc.format30 f. : il. color., mapas, tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEstradas florestais - Planejamento-
Título: dc.titleAnálise multicriterial para a definição do traçado de estradas florestais-
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