Educação em tempos de dispositivos móveis : o que pensam os professores?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrito, Gláucia da Silva, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorMateus, Marlon de Campos, 1985--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:59:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:59:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59350-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59350-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Glaucia da Silva Brito-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 05/09/2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.77-83-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa buscou inicialmente verificar, nas respostas de professores do Ensino Médio, elementos que apontassem possibilidades de uso de dispositivos móveis nas suas aulas. Pensar o uso pedagógico desses dispositivos na educação é urgente e necessário, assim como pesquisas que indiquem possibilidades, que mostrem o que pensam os professores e, principalmente que auxiliem no planejamento de cursos para formação continuada de professores para uso dessas tecnologias. A questão problema pensada inicialmente era: como o professor vê as possibilidades de uso de dispositivos móveis em suas aulas? Porém, após finalizada primeira etapa de coleta e análise de dados, os resultados apontaram para um novo problema de pesquisa: que tipo de formação o professor precisa para integrar o uso pedagógico de dispositivos móveis em sala de aula? O objetivo geral da pesquisa passa então a ser: identificar, qual modelo de formação o professor precisa para integrar o uso pedagógico de dispositivos móveis em sala de aula. Nesta segunda etapa, elencamos como metodologia a entrevista semiestruturada para buscar respostas ao questionamento levantado. Esta pesquisa busca discutir a tecnologia a partir da cultura, dos movimentos emergentes com a sociedade da informação e da cibercultura e apresenta um legado histórico desde os estudos da informática educativa no Brasil, até os dias atuais, onde começa a abordar o uso de tecnologias móveis na escola. A formação continuada de professores para o uso das tecnologias é discutida nesta investigação e levantada como desafio. Participaram da pesquisa, professores de diversas disciplinas do Ensino Médio de uma escola pública localizada na região central de Curitiba, no Estado do Paraná. Os resultados indicam que a maioria dos professores pesquisados, busca desenvolver habilidades técnicas e pedagógicas que permitam o controle das tecnologias e seus efeitos e ressaltam também a importância da formação continuada. Duas dificuldades são identificadas: 1) Falta de formação continuada especificamente voltada para uso desses dispositivos móveis de forma integrada ao currículo; e 2) Acesso restrito à internet sem fio. Os professores precisam ser ouvidos e, modelos de formação continuada, especificamente voltados para utilização pedagógica desses dispositivos na educação, precisam ser oferecidos nas escolas públicas de maneira conectada com o currículo. O acesso à internet de qualidade e sem fio é fundamental para a existência de diferentes formas de aprender, este acesso deve ser a toda a comunidade escolar e sem restrições. A educação está repleta de pessoas dispostas a aprender de diversas maneiras e a analisar diferentes possibilidades de uso pedagógico desses dispositivos móveis, visando sempre os fins primeiros da escola, o ensinar e aprender. Palavras-chave: Educação. Ensino médio. Formação continuada de professores. Dispositivos móveis.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research aimed to initially check, the responses of high school teachers surveyed, all of which pointed possibilities of using tablets in their classes. Thinking the educational use of mobile devices in education is urgent and necessary, as well as research indicating possibilities to show what they think the teachers and especially to assist in planning courses for continuing education teachers to use these technologies. The question problem initially thought this research was how the teacher sees tablets usage possibilities in their classes? However, after completed the first stage of data collection and analysis, the results pointed to a new research problem: what kind of training the teacher needs to integrate the pedagogical use of mobile devices in the classroom? The overall objective of the research becomes: identify what training model the teacher needs to integrate the pedagogical use of mobile devices in the classroom. In this second stage, we selected as a semistructured interview methodology to seek answers to the question raised. This research discusses the technology from the culture, the emerging movements with the information society and cyberculture and features a historical legacy from studies of educational computing in Brazil, to the present day, which begins to address the use of mobile technologies in school. The continuing education of teachers in the use of technology is discussed in this investigation and raised as a challenge. Participated in the survey, teachers from various disciplines of high school in a public school located in central of Curitiba, State of Paraná. The results indicate that the majority of teachers surveyed, seeks to develop technical and pedagogical skills that enable the control of technology and its effects and also underscore the importance of continuing education. Two difficulties are identified: 1) Lack of continuing education specifically geared for use of mobile devices integrated with the curriculum; and 2) restricted access to wireless Internet. Teachers need to be heard and continuing education models, specifically tailored for educational use of these devices in education, need to be offered in public schools connected way with the curriculum. Access to quality and wireless internet is key to the existence of different ways of learning, this access should be the whole school community and without restrictions. Education is full of people willing to learn in different ways and to examine different possibilities of pedagogical use of these mobile devices, always seeking the first components of the school, teaching and learning. Keywords: Education. High school. Continuing teacher training. Mobile devices.-
Formato: dc.format83 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Formação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Título: dc.titleEducação em tempos de dispositivos móveis : o que pensam os professores?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.