Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Goedert, Rosicler Terezinha, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Alessandra Souza da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:30:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:30:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1997 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59309 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59309 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Rosicler Terezinha Goedert | - |
Descrição: dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo monográfico procura identificar valores de práticas corporais que contribuem para o contexto das relações sociais de "meninas de rua", de modo que proporcione a compreensão de sua condição de vida, percebendo-se enquanto cidadã crítica e participativa. Trata-se de uma pesquisa teórica, que busca a fundamentação lógica e argumentativa na coletânea de documentos analisados na área de estudo de crianças e adolescentes em situação de risco. A fundamentação teórica nos permite, portanto, uma reflexão sobre a infância e adolescência nas ruas, o processo de exclusão e suas conseqüências, destacando fatores que auxiliam na identificação de valores da prática de atividades corporais, como: a fimção social da escola "formal", o contexto social da família e a corporeidade, uma percepção necessária. Conclui-se que a percepção da corporeidade, para além do discurso ideológico dominante pode significar, segundo SIEBERT (1994), a percepção da criança e do adolescente enquanto totalidade, que se traduz pelo seu caráter natural, econômico, social e histórico, imerso na qualidade de produto e produtor, em condições materiais concretas determinadas e passíveis de transformação. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação fisica | - |
Título: dc.title | Educação Física e as atividades corporais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: