Aspectos positivos e negativos da especialização precoce no futebol

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Autor(es): dc.contributorHomann, Diogo, 1987--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício-
Autor(es): dc.creatorLima, Diogo William de, 1986--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:19:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:19:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59301-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59301-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Diogo Homann-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício.-
Descrição: dc.descriptionResumo : O futebol é um dos esportes mais praticados no mundo, e o que antes era praticado nos campinhos, ruas e espaços vagos, começou ser praticado em locais "apropriados" para isso, as chamadas escolinhas de futebol. Desta forma, foi feita uma revisão bibliográfica, levando em consideração o crescente número de escolinhas de futebol e o número elevado de profissionais que se interessam pela área, ocupando-se de criar subsídios aos profissionais que atuam na área do ensino/ treinamento de futebol para crianças, trazendo até eles questões positivas e negativas da Especialização Precoce. Marques 1999, apud Barbieri, Benites e Machado 2007, afirma que este tipo de especialização esportiva se caracteriza por cargas de treino muito intensas, que promovem rápidos desenvolvimentos da prestação esportiva nas fases iniciais, mas que levam a um esgotamento prematuro da capacidade de rendimento, promovendo aquilo que se designa por barreiras de desenvolvimento. Para concluir, lembramos que a criança não é um adulto em miniatura e que o professor além de sua tarefa técnica, também deve ter responsabilidade pedagógica com o futuro da criança a ele confiado. Drubscky (2002) defende que é primordial a presença do educador no processo de iniciação ao futebol, pois a formação de base no Brasil é essencialmente técnica, e a especialização seria a causa de que etapas fundamentais sejam ignoradas, como a educação para a vida profissional e extra clube.-
Formato: dc.format19 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Título: dc.titleAspectos positivos e negativos da especialização precoce no futebol-
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