As emoções do professor frente à inclusão escolar

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Autor(es): dc.contributorCamargo, Denise de, 1951--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorFaria, Paula Maria Ferreira de, 1981--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:30:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:30:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59274-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59274-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Denise de Camargo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/11/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.223-245-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa aborda um aspecto frequentemente negligenciado nos contextos escolares: as emoções do professor. Considerando a importância da valorização não somente dos aspectos cognitivos, mas também da forma como o professor se sente frente à inclusão, o objetivo geral desta pesquisa é compreender as emoções do professor em relação ao processo de educação inclusiva e ao aluno em inclusão. O estudo, de caráter qualitativo, foi desenvolvido a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski. Para a produção e análise dos dados, compreendidos a partir dos referenciais da Análise de Conteúdo, foram utilizadas entrevistas estruturadas, semiestruturadas e a produção de fotografias. Participaram da pesquisa três professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal da periferia do Município de Curitiba. A análise dos dados permitiu o estabelecimento de categorias em comum entre as participantes, referentes às vivências como alunas (englobando a relação com a escola e a opção pelo magistério), às vivências como docentes (abrangendo a formação do professor, o apoio à docência e a extensão do trabalho ao ambiente do lar) e ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na classe regular (envolvendo o comportamento da turma e a necessidade de apoio ao professor). Em todos esses contextos, foram abordadas as emoções de cada professora. Os resultados apontam que as formas de vivenciar e sentir a docência das participantes da pesquisa relacionam-se com suas experiências enquanto alunas, enfatizando a reprodução familiar da imagem social do magistério enquanto atribuição feminina. O discurso das professoras aponta a sobrecarga de trabalho, a falta de formação específica e a necessidade de apoio como dificuldades à docência inclusiva. Os resultados indicam, apesar da existência de emoções como alegria e satisfação, o predomínio de vivências desagradáveis relacionadas à docência inclusiva, com o surgimento de emoções como frustração, insegurança e pena dos alunos de inclusão. Tais resultados são compreendidos no contexto cultural e histórico de grande parte das escolas brasileiras, que ainda reverbera a tradicional cisão cartesiana entre razão e emoção. Nesse sentido, esta pesquisa revela a primazia da preocupação com aspectos cognitivos em detrimento dos fatores emocionais que perpassam o processo de inclusão escolar, minimizando a importância da emoção para a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Dessa forma, o estudo demonstra que as vivências emocionais dos professores têm sido desvalorizadas e relegadas a segundo plano inclusive pelos próprios docentes que, ao desconhecer as próprias emoções, são impossibilitados de utilizá-las como promotoras de crescimento pessoal e transformação do trabalho docente. Palavras-chave: Emoções. Professores. Inclusão escolar. Teoria Histórico-Cultural. Vigotski.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research addresses an often neglected aspect of school contexts: the teacher's emotions. Considering the importance of valuing not only the cognitive aspects but also the way teachers feel about inclusion, the general objective of this research is to understand the teacher's emotions in relation to the inclusive education process and the student in inclusion. The study, of qualitative character, was developed from the assumptions of the Cultural-Historical Theory of Vygotsky. For the production and analysis of the data, comprised from the Content Analysis frameworks, we used structured, semi-structured interviews and the production of photographs. Three teachers from the initial years of Elementary School participated in the study of a municipal school in the outskirts of the Municipality of Curitiba. The analysis of the data allowed the establishment of common categories among the participants, referring to the experiences as students (encompassing the relation with the school and the option for the teaching profession), the experiences as teachers (covering teacher training, support for teaching and the extension of work to the home environment) and the inclusion process of students with special educational needs in the regular class (involving the behavior of the class and the need to support the teacher). In all these contexts, the emotions of each teacher were addressed. The results show that the ways of experiencing and feeling the teaching of the research participants are related to their experiences as students, emphasizing the family reproduction of the social image of the teaching profession as a feminine attribution. The teachers' discourse points to the overload of work, the lack of specific training and the need for support as difficulties for inclusive teaching. The results indicate, despite the existence of emotions such as joy and satisfaction, the predominance of unpleasant experiences related to inclusive teaching, with the emergence of emotions such as frustration, insecurity and feathering of inclusion students. Such results are understood in the cultural and historical context of most Brazilian schools, which still reverberates the traditional Cartesian split between reason and emotion. In this sense, this research reveals the prImacy of concern with cognitive aspects to the detriment of the emotional factors that go through the process of school inclusion, minimizing the importance of emotion for learning and human development. Thus, the study demonstrates that the emotional experiences of teachers have been devalued and relegated to the background even by teachers themselves who, being unaware of their own emotions, are unable to use them as promoters of personal growth and transformation of teaching work. Keywords: Emotions. Teachers. School inclusion. Historical-Cultural Theory. Vygotsky.-
Formato: dc.format257 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934-
Palavras-chave: dc.subjectEmoções-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Título: dc.titleAs emoções do professor frente à inclusão escolar-
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