Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Padovani, Stephania, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | - |
Autor(es): dc.creator | Nardon, Priscila Daienny Zimermann, 1981- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:15:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:15:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59181 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59181 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Stephania Padovani | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 10/12/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.140-143 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação tem por objetivo propor uma atividade de design, embasada na proposta da EdaDe, que estimule e verifique o alfabetismo visual em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa se classifica como exploratória, qualitativa e aplicada, tendo sido guiada pelas etapas proposta pelo Design Science Research: fundamentação, análise, proposta e avaliação. O estudo se inicia com um a revisão de literatura, composta por uma revisão narrativa e uma revisão bibliográfica sistemáticas, sobre os assuntos que giram em torno: do alfabetismo visual e sua importância no ensino fundamental; do potencial educacional do design e; de como ambos, práticas de design e princípios da alfabetização visual, combinados, podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades desejáveis para a contemporaneidade. Após o levantamento teórico, pesquisou-se também como atividades de design vêm sendo aplicadas em salas de aula em diferentes partes do mundo e observou-se in loco, crianças participando de atividades de design. Concluídas tais etapas e observando os requisitos por ela geradas foi construída e aplicada uma atividade de design em uma turma do 2o ano do ensino fundamental. Com a avaliação da aplicação da atividade foi possível observar atitudes e resultados em relação ao alfabetismo visual e também comportamentos acerca de atividades de design em sala de aula. Palavras-chave: Design. Design Gráfico. Alfabetização Visual. EdaDe. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation aims to propose a design activity, based on the proposal of EdaDe, which stimulates and verifies visual literacy in children in the initial years of elementary school. The research is classified as exploratory, qualitative and applied, having been guided by the steps given by Design Science Research: foundation, analysis, proposal and evaluation. The study begins with a review of the literature, composed by a systematic review about subjects around: visual literacy and its importance in elementary school; the educational potential of design; how both, design practices and visual literacy principles combined can contribute to the development of skills desirable for contemporaneity. After the theoretical research, it was also investigated how design activities have been applied in classrooms in different parts of the world and it was observed in loco, children participating in design activities. Once these steps have been fulfilled, and observing the requirements generated by it, a design activity was built and applied in a class of the 2nd year of elementary school. With the evaluation of the application of the activity it was possible to observe attitudes and results in relation to visual literacy and also behaviors about design activities in the classroom. Palavras-chave: Design. Graphic design. Visual literacy. EdaDe. | - |
Formato: dc.format | 139 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design gráfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização - Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino audiovisual | - |
Título: dc.title | Educação Através do Design (EDADE) : uma proposta para explorar o alfabetismo visual com crianças do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: