Intolerância religiosa e teatro no ensino de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBellotti, Karina Kosicki, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História-
Autor(es): dc.creatorSilva, Joice Viviane, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:30:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:30:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59129-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59129-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Professora Doutora Karina Kosicki Bellotti-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Ensino de História. Defesa : Curitiba, 23/11/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.156-160-
Descrição: dc.descriptionResumo: A intolerância religiosa deve ser um assunto tratado dentro do ambiente escolar. Através de estudos sobre as religiões, a diversidade e o pluralismo religioso é possível quebrar preconceitos existentes contra práticas religiosas individuais que provocam atitudes intolerantes. Para estabelecer a relação passado-presente, e possibilitar a reflexão sobre a intolerância religiosa através da problematização do fato histórico A Noite de São Bartolomeu, respaldou-se na metodologia da História Temática e para fundamentar o uso da linguagem teatral no ensino de história recorreu-se ao histórico do uso do teatro na educação e aos teóricos que corroboram como este instrumento apresenta efetividade no processo de ensinoaprendizagem. O projeto foi aplicado em uma escola pública estadual no estado do Paraná, em quatro turmas de 8º de Ensino Fundamental. Cada turma produziu coletivamente uma peça teatral representando a Noite de São Bartolomeu e foram plateias uma das outras nas apresentações finais. Posteriormente os alunos responderam um questionário sobre a própria produção e elaboraram um texto crítico sobre as peças assistidas, que auxiliou nas análises sobre a reflexão do tema abordado e da efetividade do uso do teatro no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de história. Palavras-chaves: Intolerância religiosa, teatro, ensino de História.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The religious intolerance should be a subject treated within the school environment. Through studies of religions, the diversity and religious pluralism is possible to break prejudices against individual religious practices that cause intolerant attitudes. To establish the relationship between past and present, and allowing the reflection on religious intolerance by the problematization of historical fact the night of Saint Bartholomew Catholic Church, it was based in methodology of Thematic History and to justify the use of theatrical language in teaching history appealed to the history of the use of the theater in education and to theorists that corroborate how this instrument shows effectiveness in the teaching-learning process. The project was implemented in a state public school in the state of Paraná, in four classes of 8º of Fundamental Education. Each class has produced collectively a theatrical piece representing the night of Saint Bartholomew Catholic Church and were one of the other audiences in presentations. Later the students answered a questionnaire on their own production and produced a critical text on the parts assisted, that helped in the analysis on the reflection of the topic and the effectiveness of the use of the theater in the teaching-learning process in the discipline of History. Key words: Religious intolerance, theater, History teaching-
Formato: dc.format180 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria - Estudo e ensino-
Título: dc.titleIntolerância religiosa e teatro no ensino de história-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.