Educação histórica e educação escolar indígena : como as crianças e jovens estudantes da etnia MBYÁ guarani se relacionam com a "história difícil"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUrban, Ana Claudia, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorNeves, Juliane Nascimento das-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:42:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:42:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59072-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59072-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Ana Claudia Urban-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/08/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho de investigação tem como objeto de estudo a relação estabelecida entre as crianças e jovens estudantes da etnia indígena Mbyá Guarani com a "história difícil". Realizado no contexto da educação escolar indígena, uma educação escolar que se pensa 'específica' e 'diferenciada', o objetivo principal do trabalho consiste em refletir sobre a consciência histórica desses estudantes em relação à "história difícil", utilizando como critério de tema difícil/controverso o Genocídio das populações indígenas. Ressaltando que o Genocídio das populações indígenas é um tema presente na cultura escolar a partir do conteúdo Colonização do Brasil, e também é um tema que faz parte da cultura histórica das populações indígenas, pois se trata de um conteúdo substantivo da história intimamente relacionado ao passado dessas populações. O presente estudo enquadra-se no domínio científico da Educação Histórica, bem como nas perspectivas conceituais da "história difícil" ou a "burdening history". O principal referencial teórico metodológico utilizado fundamenta-se nas pesquisas desenvolvidas por von Borries (2011, 2016), assim como na epistemologia da ciência da história e na teoria da Consciência Histórica do historiador e filósofo alemão Jörn Rüsen. O percurso da pesquisa possibilitou alguns apontamentos sobre como a educação escolar indígena se relaciona com a "história difícil", bem como algumas reflexões sobre as ideias históricas e os argumentos que as crianças e jovens estudantes da etnia indígena Mbyá Guarani possuem sobre o Genocídio das populações indígenas. Palavras-chave: Educação Histórica. "História difícil". Educação escolar indígena.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research aims to study the relation established between children and young students from Mbyá Guarani indigenous ethinic to the history carried out in the context of school education, which is thought 'specific' and 'differentiated', the main goal of the work is to reflect on the historical consciousness of these students in relation to "difficult history", using as a criterion of difficult/controversial subject the Genocide of the indigenous populations. Emphasizing that the Genocide of indigenous populations is a theme present in the school culture from the content Colonization of Brazil and is also a theme that is a part of the historical culture of the indigenous populations, this theme handle about substantive content of history intimate related to the past population. This study fits in the scientific ambit of historical education as well as in the conceptual perspectives of the "difficult history" or the "burdening history". The main theoretical methodology reference used is based on the research developed by von Borries (2011, 2016), therefore on the epistemology of the science of history and the theory of historical consciousness of the science of history and the theory of historical consciousness of the german historian and philosopher Jörn Rüsen. The course of the research allowed some notes on how indigenous scholl education is related to the "difficult history", as well as some reflections on the historical ideas and arguments that the children and young students of the indigenous ethinic group Mbyá Guarani have about the Genocide of the indigenous populations. Key-words: Historical education. "Difficult history". Indigenous school education.-
Formato: dc.format115 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao indigena-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEducação histórica e educação escolar indígena : como as crianças e jovens estudantes da etnia MBYÁ guarani se relacionam com a "história difícil"-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.