Perspectivas da educação emancipatória : rede de apoio e proteção social

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFagundes, Maurício Cesar Vitória-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral-
Autor(es): dc.creatorFrança, Cassiano Kayan Cordeiro, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:47:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:47:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59064-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59064-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Maurício Cesar Vitória Fagundes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Serviço Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO estudo em exposição coloca em evidência o projeto Parceria Universidade Escola: Possibilidades de Desenvolvimento Profissional Docente, que buscou analisar os impactos na formação continuada de professores por meio do curso de especialização intitulado Gestão Processos em Educação, Diversidade e Inclusão - GPEDI. Este trabalho tem como objetivo, documentar a pesquisa qualitativa que foi desempenhada no programa de iniciação científica da Universidade Federal do Paraná durante os anos de 2015 a 2018, de modo a relatar a experiência ao longo do processo ensino, pesquisa e extensão na graduação de Serviço Social. A pesquisa tem como intenção a identificação das alternativas institucionais que se encontram disponíveis para as redes de apoio e proteção social com o enfoque no fortalecimento e a organização da comunidade escolar, melhor qualificação da docência e da educação. Foi possível perceber durante o processo de aprendizagem, que os profissionais da educação envolvidos nos espaços de formação continuada, passaram a atuar em uma perspectiva crítica, capazes de enxergar a realidade com um olhar emancipatório. É possível mudar a lógica de educação ensimesmada de transferência de conhecimento das escolas públicas do país, que a escola como estrutura e espaço de gestão democrática, necessita de uma rede de proteção social ativa para garantir a assistência aos enfrentamentos das questões sociais, de forma a potencializar a mediação entre escola e comunidade.-
Formato: dc.format46 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Título: dc.titlePerspectivas da educação emancipatória : rede de apoio e proteção social-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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