Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fachini, Flavia Granzotto, 1992- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Areta da Costa, 1993- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:10:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:10:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59043 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59043 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Flavia Granzotto Fachini | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Serviço Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta a sistematização da atuação do/a profissional do Serviço Social na Política de Educação no Instituto Federal do Paraná - Campus Paranaguá, com ênfase na Assistência Estudantil. Objetiva-se analisar o trabalho do/a Assistente Social junto a Assistência Estudantil realizada no IFPR campus Paranaguá. A pesquisa busca contextualizar a inserção do/a Profissional na Educação a partir da Constituição Federal de 1988 que caracteriza a Educação como um direito social. Serão apontadas as transformações sociais que ocorrem por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e do Serviço Social. Utilizou-se como método, a triangulação de métodos, que traz a articulação dos dados quantitativos com os qualitativos por meio da vivência de estágio supervisionado da pesquisadora, apresentação do Perfil Socioeconômico dos/as estudantes da Assistência Estudantil do ano de 2018 e entrevista semiestruturada com as Assistentes Sociais do IFPR Campus Paranaguá. Como resultado, verificou-se que a atuação do Serviço Social na Assistência Estudantil é realizada em diversas atividades no Campus, que contribuem para que o/a estudante tenha melhores condições de concluir seus estudos e consequentemente ter êxito, tornando necessária a inserção do profissional nesse espaço sócio ocupacional, materializando direitos e viabilizando formas de combate à desigualdade social. | - |
Formato: dc.format | 69 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Título: dc.title | A atuação do/a assistente social na assistência estudantil do Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Paranaguá | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: