Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Breda, Sonia Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Maiko Dias dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:33:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:33:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59039 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59039 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Sônia M. Breda | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Estuda aspectos do Comportamento Informacional na prática docente da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisa exploratória no Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida, Curitiba, PR, com o intuito de identificar o comportamento informacional dos docentes na busca de informações para o processo ensino aprendizagem na modalidade EJA. Para a análise do campo empírico, aplica entrevista semiestruturada a 11 docentes, um pedagogo, diretor auxiliar e direção geral, desse Colégio. Elabora análise e discussão dos resultados obtidos. Observa o baixo compartilhamento de informação entre os docentes, escassez de materiais didáticos específicos para a modalidade e a rigidez institucional na organização dos currículos da EJA. Conclui que há um comportamento informacional ineficaz para o desenvolvimento das práticas docentes da EJA na instituição, sinalizando a necessidade de repensar os processos de acesso e uso à informação no cotidiano escolar. | - |
Formato: dc.format | 58 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | A informação na prática da educação de jovens e adultos (EJA) : análise do comportamento de busca informacional dos docentes do Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida, Curitiba, PR. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: