Desenvolvimento de capacidades relacionais em processos de cooperação universidade-empresa : um estudo da atuação de universidades federais

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Autor(es): dc.contributorSegatto, Andrea Paula-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorDe Carli, Eduardo, 1981--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:21:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:21:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59026-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59026-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Andréa Paula Segatto-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 17/12/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.131-140-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo trata das Capacidades Relacionais (CR) em processos de Cooperação Interorganizacional (CI), mais especificamente em processos de Cooperação Universidade-Empresa (U-E). Nessa perspectiva, são delineadas uma proposta conceitual e proposições relacionadas ao tema em questão. Com isso, visase o estabelecimento de considerações teóricas que permitam a identificação de relações que envolvam as duas temáticas na busca por responder ao objetivo de analisar as Capacidades Relacionais desenvolvidas em processos de cooperação universidade-empresa realizados por dez universidades federais brasileiras. As dez universidades em questão constituem a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento Sucroenergético (RIDESA), por meio da qual desenvolvem o "Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar" (PMGCA). Para o desenvolvimento do trabalho, a metodologia adotada foi pautada por uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, a partir do delineamento de um Estudo de Caso. Isso ocorre a partir do levantamento de dados primários via entrevistas com pesquisadores das universidades federais estudadas. A partir de uma revisão teórica de estudos em bases de dados científicas de Administração, SPELL, Web of Science, Scielo e Proquest, na área de business and management, é sugerida uma proposição teórica do tema a ser investigado, ou seja, de como as CR promovidas em CI podem influenciar as organizações parceiras. A literatura sinaliza que tempo e confiança são fatores que afetam as CR em CI, devido à aprendizagem ocorrida por meio das CI, embora seja possível notar lacunas sobre o que acontece com as CR ao longo do tempo em processos cooperativos. Desse modo, é proposto um desenho de pesquisa para análise como, com o decorrer do tempo, as organizações alteram suas capacidades desde o início de uma cooperação e em um contínuo evoluir. O desenvolvimento da análise foi realizado por meio da análise de conteúdo a partir do observado nas entrevistas, observações e documentos secundários. A partir disso, o estudo sugere que as CI necessitam do desenvolvimento de CR para seu sucesso, mas as CR se desenvolvem ao longo do tempo, seja com a manutenção ou com a formação de novas CI, de forma que as organizações tornam diferentes sua capacidade de relacionamento ao longo do tempo, em decorrência desta relação. Os resultados empíricos indicam a presença das cinco dimensões das CR (de coordenação, cultural, de conhecimento, tecnológica e de coadaptação) e suas alterações no desenvolver do projeto em questão. Os resultados da pesquisa possibilitaram identificar que as CR foram desenvolvidas no decorrer do processo de CI. Ao desenvolver e melhorar as atividades, a interatuação conjunta facilitou o processo colaborativo. Assim, ao acreditarem no potencial de pesquisa da universidade, e com o decorrer do tempo e com os trabalhos conjuntos, ocorreram melhorias no processo de comunicação entre as partes, sistemas tecnológicos, coadaptação e coordenação das atividades. E isso é o que se evidencia profícuo para o bom andamento e continuidade das atividades conjuntas. Assim, evidencia-se que as CR desenvolvidas em processos cooperativos U-E podem vir a angariar benefícios cada vez maiores para as partes que se inter-relacionem, cada qual assegurando o papel que lhes cabe, com a devida contrapartida. Palavras-chave: Cooperação Universidade - Empresa. Capacidades Relacionais. Estudo de Caso.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study concerns Relational Capabilities (RC) in processes of interorganizational cooperation (IC), more specifically in Industry - University (I-U) cooperation processes. From this perspective, a conceptual proposal and propositions related to the topic in question are outlined. In this context, this study aims at establishing theoretical considerations that allow the identification of relations involving the two themes, seeking to respond to the objective of analyzing the relational capabilities developed in processes of industry-university cooperation carried out by ten Brazilian federal universities. The ten universities in question constitute the Interuniversity Network for Sugarcane Development (in Portuguese, 'RIDESA'), through which the "Program of Genetic Improvement of Sugar Cane" is developed. For the development of this research, the methodology adopted was based on a qualitative approach, from the design of a case study as primary data was collected via interviews with researchers from the federal universities studied. From the design of a case study, this research of qualitative nature is developed from a theoretical review of studies in scientific databases of Administration, such as Spell, Web of Science, Scielo, Scopus and Proquest, in the area of business and management. From this, a theoretical proposition of the theme to be investigated is suggested, i.e., as the RC promoted in IC may influence the partner organizations. The literature indicates that time and trust are factors that affect the RC in IC, due to learning occurred through the IC, although it is possible to notice gaps regarding what happens with the RC over time in cooperative processes. Thus, a research design for analysis of how, with the passage of time, organizations change their skills since the beginning of the cooperation and in a continuous progress, is held. The study suggests that IC require the development of RC for its success, but RC develop over time, either with the maintenance or the formation of new IC, so that different organizations have different relational capabilities over time, as a result of this relationship. The empirical results indicate the presence of the five dimensions of RC (coordination, cultural, knowledge, technological and coadaptation) and its amendments in developing the project in question. The results of the research allowed us to identify that RC were developed during the process of IC. To develop and improve the activities, acting jointly facilitated the collaborative process. Thus, believing in the research potential of the university, as well as with the passage of time and with joint work, there were improvements in the process of communication between the parties, technological systems, co-adaptation and coordination of activities. And this is what is evidenced fruitful for the good progress and continuity of joint activities. Thus, it can be evidenced that the RC developed in IU cooperative processes may raise ever greater benefits for parties that are interrelated, each of which ensuring its role, with due consideration. Key-words: Industry-University Cooperation. Relational Capabilities. Case study.-
Formato: dc.format145 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCooperação universitaria-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas-
Título: dc.titleDesenvolvimento de capacidades relacionais em processos de cooperação universidade-empresa : um estudo da atuação de universidades federais-
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