Marketing de conteúdo : fatores interferentes na confiança e o engajamento na internet

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Autor(es): dc.contributorCoelho, Taiane Ritta-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorLofrano, Guilherme Zanotto, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:08:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:08:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59024-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Taiane Ritta Coelho-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Estudo sobre Marketing de Conteúdo. Visa identificar fatores que influenciam no engajamento e na confiança em conteúdos disponibilizados por empresas na internet como forma de marketing. Observa as mudanças nos meios de comunicação e os impactos gerados no marketing, sendo o Marketing de Conteúdo uma das práticas emergentes, se torna relevante investigar estes fatores que podem influenciar no sucesso das estratégias das empresas que utilizam o Marketing de Conteúdo para aquisição e retenção de clientes. Realiza revisão sistemática e entrevista especialistas em marketing de conteúdo como estratégias de investigação. Analisa os dados coletados através da análise de conteúdo e compara os resultados obtidos por estratégia de pesquisa. Verifica não existem trabalhos publicados nas bases pesquisadas que estudem especificamente fatores de confiança em marketing de conteúdo. Identifica 26 fatores influenciam a confiança e o engajamento no marketing de conteúdo disponibilizado na internet, sendo que esses fatores são divididos em cinco categorias: formato do conteúdo, tipo do conteúdo, relevância do conteúdo, qualidade da informação e fatores não relacionados ao conteúdo. Observa que os fatores não relacionados ao conteúdo são identificados apenas nas entrevistas com especialistas. Conclui que os fatores identificados na literatura científica e na consulta aos especialistas em marketing de conteúdo são complementares. Apresenta limitações relativas a não fazer uma consulta aos interagentes. Observa a possibilidade de trabalhos futuros evoluírem na avaliação de quais fatores são mais relevantes para os interagentes, no aprofundamento dos estudos sobre cada um dos fatores identificados e vislumbra a possibilidade da criação da terminologia científica para o Marketing de Conteúdo.-
Formato: dc.format66 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing na internet-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)-
Título: dc.titleMarketing de conteúdo : fatores interferentes na confiança e o engajamento na internet-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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