Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kleinubing, Neilor Vanderlei, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Nayara de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Suzan Carla de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de graduação em Saúde Coletiva | - |
Autor(es): dc.creator | Vianna, Camilla Constantino, 1992 | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:05:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:05:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/59017 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59017 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Neilor Vanderlei Kleinübing | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Saúde Coletiva | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve a finalidade de analisar a Educação em Sexualidade para adolescentes. Sabe-se que a adolescência é uma das etapas da vida de todo indivíduo marcada por intensas transformações físicas, em razão da ação dos hormônios, que interfere no comportamento, nas relações sociais, nos aspectos emocionais, psíquicos e comportamentais dos adolescentes. Junto a estas modificações, esta etapa vem acompanhada de uma infinidade de curiosidades envolvendo a sexualidade e o sexo, cujos caminhos a serem percorridos na busca por respostas, estão associados à qualidade, clareza e objetividade das orientações recebidas. Assim, este estudo teve a justificativa de analisar sobre o como orientar em Sexualidade, destacando a escola como espaço adequado de discussões e a importância de ações integradas entre a Educação e a Saúde Coletiva. O objetivo geral foi o de fundamentar a importância da Educação em Sexualidade para adolescentes no ambiente escolar. Dentre os objetivos específicos, pretende-se descrever a transição fisiológica, psicológica e comportamental na fase da adolescência; identificar as DST' mais comuns nessa faixa etária; demonstrar os riscos de uma gravidez precoce e suas consequências e ressaltar a relevância da ação coordenada entre Educação e Saúde Coletiva para orientar em Sexualidade. A metodologia de pesquisa aplicada foi a revisão bibliográfica, recorrendo a autores que discorrem sobre a Educação em Sexualidade, a importância da escola neste contexto, gravidez precoce, DST's e as finalidades da Saúde Coletiva junto ao grupo específico de adolescentes. Ao término, concluiu-se que há uma resistência entre diversos segmentos sociais que, por diferentes motivos que foram destacados ao longo deste estudo, deixam de compreender a importância da Educação em Sexualidade, aumentando os riscos para este grupo em especial. Conforme visto, a transformação necessária nesta área só acontecerá quando a sociedade em geral estiver consciente da necessidade destas informações, e assumir este papel de orientação, gerindo todo o processo. | - |
Formato: dc.format | 56 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual - Adolescencia | - |
Título: dc.title | Educação em sexualidade para adolescentes | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: