Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Autor(es): dc.creatorSpena, Rafaella Raíssa Oliveira, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:15:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:15:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59012-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59012-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Kelly Priscilla Lóddo Cezar-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta investigação tem por objetivo apresentar uma proposta curricular para aprendizes de Libras como segunda língua no ensino fundamental (6º-9º ano), bem como criar uma proposta de sequência didática com enfoque teórico bilíngue para surdos (9º ano), visto que no Brasil, a implantação da disciplina de Libras no ensino regular são movimentos isolados. Para tanto, optou pela pesquisa bibliográfica que foi dividida em dois momentos 1) Apresentação da proposta curricular - selecionamos os documentos oficiais sobre a Libras e materiais existentes sobre a temática e 2) Criação de uma sequência didática bilíngue (SDB) - levantamento de materiais sobre criação de sequências didáticas para o ensino com uso de gêneros textuais-visuais. Os resultados evidenciaram que as propostas curriculares encontradas tem como predomínio o uso de gêneros textuais, no entanto com baixo uso de gêneros textuais visuais. A partir desses resultados, adaptamos uma proposta curricular com os princípios dos estudos bilíngues que vê língua com uma prática social. O segundo momento contemplou a criação de uma SDB para o 9º ano com a temática Escrita de Sinais, uma vez que permite a rememoração de todos os conteúdos apresentados funcionando como um processo de revisão e aperfeiçoamento dos conteúdos. Concluímos que utilizar e criar SDB coloca o professor como protagonista do processo de ensino aprendizagem de línguas, além de promover uma flexibilidade na organização e na exposição dos conteúdos. Nesse sentido, tanto a proposta apresentada como a criação da SDB tem como finalidade tornar-se uma ferramenta de ensino disponível para os professores.-
Formato: dc.format35 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf application/daisy-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatvideo/mp4-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)-
Palavras-chave: dc.subjectLingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectDiretrizes curriculares - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Curriculos-
Título: dc.titleProposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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