Letramento e alfabetização na escola para surdos

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Autor(es): dc.contributorFernandes, Sueli de Fátima-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Autor(es): dc.creatorKolisnek, Fabielly, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:32:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:32:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/59006-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/59006-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Sueli de Fátima Fernades-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática das práticas de alfabetização e letramento para surdos. Nosso objetivo foi investigar como os processos de leitura e escritas são desenvolvidas na escola para surdos. A pesquisa utilizada é de abordagem qualitativa e utiliza a revisão de literatura e o levantamento de dados no campo de pesquisa. A revisão de literatura envolve a contribuição de autores que debatem o tema de Alfabetização e Letramento (SOARES, 1999, 2000, 2009) e letramento para surdos (FERNANDES, 2003, 2006, 2007, 2008). O levantamento de dados no campo foi realizado por meio da observação em duas escolas para surdos localizadas nos municípios de Curitiba e São José dos Pinhais, com proposta de educação bilíngue: Língua brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa. Foram observados quatro aspectos: a) caracterização da escola e Projeto Político-Pedagógico (PPP);b) a metodologia de ensino de leitura e escrita da professora regente; c)práticas de alfabetização/letramento desenvolvidas em sala de aula e d) caracterização da turma: os alunos surdos. As turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, eram compostas de alunos surdos com idade entre 9 a 15 anos e as professoras regentes eram surdas bilíngues. Os resultados indicam um avanço em relação às práticas de educação bilíngue nas escolas, há presença de professores surdos como modelo das crianças surdas, ensinando Libras e outras disciplinas, a Libras é amplamente usada na comunidade escolar e nas práticas de comunicação e ensino em sala de aula, fazendo da escola um ambiente bilíngue. Em relação ao nosso problema de pesquisa, observamos que o ensino de português como segunda língua, na modalidade escrita, ainda enfrenta muitos desafios, já que as metodologias de ensino não estão adequadas às práticas de letramento, com acesso aos textos como ponto de partida para o trabalho e à abordagem de gêneros textuais diversificados. Percebemos que a maioria das práticas enfatizam a alfabetização baseada nas relações letra/som e os alunos têm um domínio muito precário da leitura e escrita.-
Formato: dc.formatapplication/pdf application/daisy-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatvideo/mp4-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)-
Palavras-chave: dc.subjectLingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Meios de comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Variação-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Educaçao bilíngue-
Título: dc.titleLetramento e alfabetização na escola para surdos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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