
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
| Autor(es): dc.creator | Almeida, Luiz Gustavo Paulino de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:41:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:41:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58958 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58958 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Kelly Priscilla Lóddo Cezar | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O uso de gêneros textuais no espaço escolar se constitui uma excelente ferramenta para o ensino. Nos últimos anos observamos que a geração jovem dedica-se em passatempos como games, animês e mangás. Pensando nesse novo cenário social, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática bilíngue (SDB) de caráter multidisciplinar utilizando a criação de uma história em quadrinhos bilíngue de estilo mangá para aprendizes surdos. Optou-se por utilizar o modelo de proposta de SDB na perspectiva bilíngue para surdos posta por Cezar (2018) que tem como aporte teórico os gêneros textuais (Marcuschi, 2005); sequência didática (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004); bilinguismo (Fernandes, 2005). O instrumento de pesquisa para criação da SDB foi a HQ bilíngue para surdos (Cezar e Almeida, 2018), organizada da seguinte forma: 1) Quebra da barreira linguística: a) levantamento de conceitos, b) levantamento de sinais, c) criação de sinalário e de glossário; 2) Sinalização (Libras como L1): apresentação do gênero HQ; 3) Apresentação do tema histórico (aspectos históricos, sociais, culturais e linguísticos) e proposta de uma HQ; 4) Produção inicial: exploração do gênero e da história; 5) Sequência histórica: danos linguísticos; análise dos desenhos; 6) Linguagem dos quadrinhos: aspectos linguísticos e visuais das línguas sinalizadas e 7) Produção final: trabalho com a escrita; criação de uma HQ e divulgação do material criado. Assim, consideramos que a SDB criada destaca os elementos visuais que confluem com os aspectos linguísticos das línguas de sinais podendo se transformar em um recurso disponível para o ensino multidisciplinar. | - |
| Formato: dc.format | 21 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf application/daisy | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | video/mp4 | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Surdos - Meios de comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gêneros textuais | - |
| Título: dc.title | HQ bilíngue multidisciplinar como uma proposta de sequência didática | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: