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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Cezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Luiz Gustavo Paulino de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:38:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:38:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58958 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58958 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Kelly Priscilla Lóddo Cezar | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O uso de gêneros textuais no espaço escolar se constitui uma excelente ferramenta para o ensino. Nos últimos anos observamos que a geração jovem dedica-se em passatempos como games, animês e mangás. Pensando nesse novo cenário social, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática bilíngue (SDB) de caráter multidisciplinar utilizando a criação de uma história em quadrinhos bilíngue de estilo mangá para aprendizes surdos. Optou-se por utilizar o modelo de proposta de SDB na perspectiva bilíngue para surdos posta por Cezar (2018) que tem como aporte teórico os gêneros textuais (Marcuschi, 2005); sequência didática (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004); bilinguismo (Fernandes, 2005). O instrumento de pesquisa para criação da SDB foi a HQ bilíngue para surdos (Cezar e Almeida, 2018), organizada da seguinte forma: 1) Quebra da barreira linguística: a) levantamento de conceitos, b) levantamento de sinais, c) criação de sinalário e de glossário; 2) Sinalização (Libras como L1): apresentação do gênero HQ; 3) Apresentação do tema histórico (aspectos históricos, sociais, culturais e linguísticos) e proposta de uma HQ; 4) Produção inicial: exploração do gênero e da história; 5) Sequência histórica: danos linguísticos; análise dos desenhos; 6) Linguagem dos quadrinhos: aspectos linguísticos e visuais das línguas sinalizadas e 7) Produção final: trabalho com a escrita; criação de uma HQ e divulgação do material criado. Assim, consideramos que a SDB criada destaca os elementos visuais que confluem com os aspectos linguísticos das línguas de sinais podendo se transformar em um recurso disponível para o ensino multidisciplinar. | - |
Formato: dc.format | 21 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf application/daisy | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | video/mp4 | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - Meios de comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros textuais | - |
Título: dc.title | HQ bilíngue multidisciplinar como uma proposta de sequência didática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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