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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Cezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Autor(es): dc.creator | Melegari, Joana Bonato, 1996- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:29:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:29:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58955 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58955 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Kelly Priscilla Lóddo Cezar | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar a disciplina obrigatória de Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Curitiba. Para tanto, optou-se por uma investigação de cunho bibliográfico-documental dividida em duas etapas: 1) Seleção dos documentos oficiais que regulamentam a Libras como língua no Brasil (Lei de Nº 10.436/2002) e como uma disciplina obrigatória (Decreto de Nº 5.626/2005). 2) Levantamento dos documentos no site da universidade investigada. Para análise dos dados, realizamos duas categorias de descrição e análise: a) Grade Curricular e b) Ementa da Disciplina. Os resultados evidenciaram que dos 61 cursos ofertados pela instituição, 13 são de licenciatura. No que diz respeito à disposição da disciplina na grade curricular, observamos que não há uma padronização do período. Quanto aos resultados do ementário da disciplina, observa-se que a carga horária é de 60 horas de natureza presencial. As referências bibliográficas apontam para uma visão socioantropológica da linguagem. Dessa forma, conclui-se que: a) todos os cursos de licenciatura da UFPR seguem o artigo 3º do Decreto de Nº 5.626/2005; b) a disposição da grade curricular não incentiva os futuros docentes a terem experiências práticas com alunos surdos; c) a posição teórica apresentada vai ao encontro da perspectiva defendida pela cultura surda (bilinguismo); d) a quantidade de horas dedicadas ao ensino de uma segunda língua, sessenta horas, é insuficiente para atender um alunado surdo, bem como à ministração dos conteúdos relacionados à Cultura Surda (ensino de língua sinalizada, história e cultura). | - |
Formato: dc.format | 28 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf application/daisy | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | video/mp4 | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - Meios de comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - Brasil | - |
Título: dc.title | Análise curricular da disciplina de libras como L2 no ensino superior | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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