Análise curricular da disciplina de libras como L2 no ensino superior

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Autor(es): dc.contributorCezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Autor(es): dc.creatorMelegari, Joana Bonato, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:29:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:29:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58955-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58955-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Kelly Priscilla Lóddo Cezar-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo tem por objetivo analisar a disciplina obrigatória de Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Curitiba. Para tanto, optou-se por uma investigação de cunho bibliográfico-documental dividida em duas etapas: 1) Seleção dos documentos oficiais que regulamentam a Libras como língua no Brasil (Lei de Nº 10.436/2002) e como uma disciplina obrigatória (Decreto de Nº 5.626/2005). 2) Levantamento dos documentos no site da universidade investigada. Para análise dos dados, realizamos duas categorias de descrição e análise: a) Grade Curricular e b) Ementa da Disciplina. Os resultados evidenciaram que dos 61 cursos ofertados pela instituição, 13 são de licenciatura. No que diz respeito à disposição da disciplina na grade curricular, observamos que não há uma padronização do período. Quanto aos resultados do ementário da disciplina, observa-se que a carga horária é de 60 horas de natureza presencial. As referências bibliográficas apontam para uma visão socioantropológica da linguagem. Dessa forma, conclui-se que: a) todos os cursos de licenciatura da UFPR seguem o artigo 3º do Decreto de Nº 5.626/2005; b) a disposição da grade curricular não incentiva os futuros docentes a terem experiências práticas com alunos surdos; c) a posição teórica apresentada vai ao encontro da perspectiva defendida pela cultura surda (bilinguismo); d) a quantidade de horas dedicadas ao ensino de uma segunda língua, sessenta horas, é insuficiente para atender um alunado surdo, bem como à ministração dos conteúdos relacionados à Cultura Surda (ensino de língua sinalizada, história e cultura).-
Formato: dc.format28 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf application/daisy-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatvideo/mp4-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)-
Palavras-chave: dc.subjectLingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Meios de comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior - Brasil-
Título: dc.titleAnálise curricular da disciplina de libras como L2 no ensino superior-
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