Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Lídia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Dyniewicz, Luciano Canesso, 1982- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Autor(es): dc.creator | Dyniewicz, Elissane Zimmermann, 1982- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:40:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:40:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58954 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58954 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Lídia da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Neste artigo, tomamos Bernardino (2012), Araújo (2016) e Neves (2012) para sustentar a discussão de classificadores e Pimenta e Quadros (2006) e Quadros e Karnopp (2004) para as tipologias de expressão facial. Justificamos que esses dois elementos são indispensáveis à referenciação em Libras (CAVALCANTE, 2011; SILVA E ZIMMERMANN, 2018: LEAL, 2011; MOREIRA, 2017). Com isso, o objetivo deste artigo é apresentar as diferentes formas que quatro alunos ouvintes do último ano do Letras Libras da UFPR, que são sinalizantes de Libras como L2, fazem referência a personagens de uma narrativa do desenho animado "Tom e Jerry", bem como argumentar que o uso de uma certa tipologia de CLs e EFs favorece a produção discursiva sofisticada. Utilizamos uma metodologia descritiva e tratamos os dados no software ELAN. Os resultados apontam que a expressão facial são essenciais e motivam a produção de classificadores. | - |
Formato: dc.format | 33 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf application/daisy | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | video/mp4 | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - Meios de comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas - Variação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classificadores (Linguistica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Expressão facial | - |
Título: dc.title | Referenciação em Libras: análise da sinalização de alunos ouvintes do Letras Libras da UFPR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: