Referenciação em Libras: análise da sinalização de alunos ouvintes do Letras Libras da UFPR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Lídia da-
Autor(es): dc.contributorDyniewicz, Luciano Canesso, 1982--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Autor(es): dc.creatorDyniewicz, Elissane Zimmermann, 1982--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:40:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:40:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58954-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58954-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Lídia da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste artigo, tomamos Bernardino (2012), Araújo (2016) e Neves (2012) para sustentar a discussão de classificadores e Pimenta e Quadros (2006) e Quadros e Karnopp (2004) para as tipologias de expressão facial. Justificamos que esses dois elementos são indispensáveis à referenciação em Libras (CAVALCANTE, 2011; SILVA E ZIMMERMANN, 2018: LEAL, 2011; MOREIRA, 2017). Com isso, o objetivo deste artigo é apresentar as diferentes formas que quatro alunos ouvintes do último ano do Letras Libras da UFPR, que são sinalizantes de Libras como L2, fazem referência a personagens de uma narrativa do desenho animado "Tom e Jerry", bem como argumentar que o uso de uma certa tipologia de CLs e EFs favorece a produção discursiva sofisticada. Utilizamos uma metodologia descritiva e tratamos os dados no software ELAN. Os resultados apontam que a expressão facial são essenciais e motivam a produção de classificadores.-
Formato: dc.format33 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf application/daisy-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatvideo/mp4-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)-
Palavras-chave: dc.subjectLingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Meios de comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Variação-
Palavras-chave: dc.subjectClassificadores (Linguistica)-
Palavras-chave: dc.subjectExpressão facial-
Título: dc.titleReferenciação em Libras: análise da sinalização de alunos ouvintes do Letras Libras da UFPR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.