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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rehme, Marta Francis Benevides, 1959- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Guirro, Úrsula Bueno do Prado | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Patricia Carla Zanelatto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:55:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:55:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58874 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58874 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Profa. Dra. Marta F. B. Rehme Coorientador(a): Profa. Dra. Úrsula B. P. Guirro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Introdução: O OSCE (Objective Structured Clinical Examination) avalia habilidades clínicas, conhecimento, atitudes, comunicação e competências profissionais, por meio de estações previamente planejadas para a simulação de situações recorrentes no cotidiano do exercício profissional, sendo considerado o padrão-ouro na avaliação de competências médicas. Dentre estas, a competência de comunicação eficaz é fundamental para a abordagem de más notícias. Objetivo: Descrever as etapas para a elaboração de um OSCE e a sua aplicação para a avaliação da competência de comunicação de más noticias. Materiais e Métodos: As etapas descritas são o planejamento das estações, o público alvo que participará do OSCE, o conteúdo que será abordado, os recursos necessários em termos de materiais, o espaço físico que precisa ser ocupado, a relação do número de participantes e o número de salas necessárias, a estruturação das equipes de trabalho e a distribuição de tarefas, como pode ser feito o controle do tempo, uma sugestão de checklist para a execução e avaliação da estação de comunicação de más notícias baseado no protocolo SPIKES, um roteiro para o ator que interpretará o paciente simulado, as orientações para o aluno que será avaliado e interpretará o profissional simulado e a elaboração geral de uma estação para a comunicação de más notícias. Considerações Finais: O OSCE pode ser considerado como uma excelente ferramenta de avaliação e treinamento para a competência de comunicação de más notícias. O uso de um ator no papel de paciente simulado é fundamental para a estruturação da avaliação. Quanto maior o número de estações planejadas, mais fidedigna pode ser a avaliação do aluno. É adequando o treinamento prévio das equipes com antecedência, com teste das estações, do espaço físico, dos roteiros para o paciente e para o profissional, dos instrumentos de avaliação, do tempo das estações e do tempo de rodízio. Ao final da atividade, a equipe deve ser reunida e registrar os pontos adequados e aqueles que podem ser corrigidos ou melhorados. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (17 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação medica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação em saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competência profissional | - |
| Título: dc.title | Passo a passo na elaboração de OSCE (Objective Structured Clinical Examination) para comunicação de más notícias | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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