Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Toni André Scharlau, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
Autor(es): dc.creator | Monaris, Giovana Maria Mello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:15:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:15:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58860 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58860 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Toni André Scharlau Vieira. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A deterioração ambiental percebida pelo planeta desde os anos 1960, quando se iniciou uma mudança do paradigma antropocêntrico para a busca por uma sociedade mais sustentável, encontrou como forma de enfrentamento a educação e a comunicação ambiental. Uma das formas de contribuir com a visibilidade da causa ambiental e a conscientização da sociedade é através do jornalismo. Neste contexto, este trabalho de conclusão de curso propõe a criação de uma revista digital sobre meio ambiente para adolescentes, buscando conectar essa faixa etária com as questões ambientais através de reportagens atrativas e pertinentes que contemplem as especificidades do público-alvo. A plataforma digital é democrática, pois pode ser acessada em escolas e em qualquer outro lugar com acesso à internet, tendo o benefício da interatividade e facilidade de compartilhamento. Através da leitura de autores que versam sobre jornalismo ambiental, de pesquisa com o público-alvo e de um planejamento gráfico em consonância com os objetivos do produto, foi criado um projeto piloto da Revista Gaia | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Periódicos - Projetos | - |
Título: dc.title | Revista Gaia : jornalismo como instrumento de educação ambiental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: