Relações públicas e folkcomunicação : possibilidades de encontro a partir da Casa do Fandango Mestre Eugênio

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Autor(es): dc.contributorJohn, Valquíria Michela-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas-
Autor(es): dc.creatorSilva, Lorraine Dias da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:59:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:59:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58859-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58859-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Valquíria Michela John.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionA folkcomunicação tem sido uma perspectiva teórico metodológica ainda pouco adotada na área de Relações Públicas, porém vivida intensamente por todos os indivíduos que estão imersos em uma comunidade e em organizações nela inseridas. Nesse contexto, a proposta deste trabalho é procurar entender como se dá a junção dos elementos comunicacionais das relações públicas dentro, não somente da comunidade, mas também quando essas ferramentas se aliam aos conceitos de folkcomunicação e contribuem para a consolidação de uma marca em seu ambiente de atuação. Este trabalho de conclusão de curso tem como local de análise a comunidade de Paranaguá tendo como foco a Casa do Fandango Mestre Eugênio. Para tanto, foi realizado um diagnóstico demográfico e histórico da comunidade bem como a análise da relação da comunidade com o fandango e o objeto citado aqui. Além disso, entre os procedimentos utilizados estão também a pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas com representantes de instituições locais e comparações com dados governamentais que estão ao entorno da Casa e também do Fandango, o fanfango em si e a cidade de Paranaguá. Todas as análises foram realizadas dentro da perspectiva da Folkcomunicação proposta por Luis Beltrão, articulando conceitos desta perspectiva às noções de comunicação pública e publicidade marginal e comunicação popular. Os resultados permitiram um plano de comunicação integrado voltado para a Casa além de detectar lacunas que existem na comunidade e que são provenientes da falta de eficiência da comunicação pública com a comunidade e a participação da mesma como comunicação popular. Além disso, a pesquisa deixou visível o vazio preocupante deixada pela não atuação de Relações Públicas na área seja pelo não incentivo acadêmico ou pelo despreparo perante o mercado. A complexidade das temáticas abriu caminhos para futuras pesquisas, todas elas possíveis para serem realizadas pelas Relações Públicas integrando os conceitos da Folkcomunicação tendo como ponto inicial instituições como a Casa do Fandango Mestre Eugênio.-
Formato: dc.format97 p : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader.-
Palavras-chave: dc.subjectFolkcomunicação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação pública-
Título: dc.titleRelações públicas e folkcomunicação : possibilidades de encontro a partir da Casa do Fandango Mestre Eugênio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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