Um estudo das concepções de educação ambiental de alunos regulares e EJA do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNogueira, Christiano, 1972--
Autor(es): dc.contributorLautert, Luiz Fernando de Carli, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Erica Tobias de, 1989--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:11:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:11:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58858-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58858-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Christiano Nogueira-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Luiz Fernando de Carli Lautert-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral , Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede de Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Curitiba, 11/10/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 74-76-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise do entendimento sobre as concepções de educação ambiental, de alunos do ensino fundamental II nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos - EJA dos Colégios Estaduais Bento Munhoz da Rocha Neto e Porto Seguro, ambos no município de Paranaguá, PR. A pesquisa foi realizada através de questionários e entrevistas não estruturadas a fim de investigar o entendimento que os discentes possuíam sobre a temática da educação ambiental. As questões presentes no questionário e entrevistas foram elaboradas com base nos conceitos principais abordados pelo referencial teórico que constituíram os eixos temáticos. Os principais conceitos abordados pela pesquisa são a importância da relação entre o ser humano e a natureza, o conceito ontológico de trabalho, o trabalho e sua importância na relação ser humano e natureza, a identificação do conceito trabalho em consonância com o meio ambiente, a dissociação do ser humano e natureza e as concepções de educação ambiental. Analisando as respostas dos discentes, juntamente com os eixos orientadores que foram elaborados a partir dos referenciais teóricos, as Unidades de Análise foram definidas a partir da utilização da Análise do Conteúdo. A análise das falas dos discentes realizou-se através do Padrão de Argumentos de Toulmin- TAP, que foi escolhida devido às características das respostas obtidas, tanto nos questionários quanto nas entrevistas realizadas, com ambas as modalidades de ensino. Os resultados obtidos através das análises demonstraram que ainda há em grande parte dos discentes a falta de contextualização sobre a questão ambiental, o sistema econômico, o consumo, e a produção de lixo, onde a reciclagem ainda é tida como ação salvadora dos problemas ambientais e sem vinculação com o todo. Há ainda falta de conscientização acerca do papel do ser humano em toda a destruição ambiental. Palavras-chave: Educação Ambiental. Consumo. Relação ser humano e natureza. Relação trabalho e natureza.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The aim of this study is to carry out an analysis about the understanding of the Environmental Education conceptions, according to Elementary school students who attended mainstream school and Youth and Adults Education (EJA) in Bento Munhoz da Rocha Neto and Porto Seguro State schools, both located in the city of Paranaguá-PR. The survey was carried out through not structured questionnaires and interviews in order to investigate the understanding the learners had about the issue of Environmental Education. The questions in the survey and in the interviews were elaborated based in the main concepts addressed in the theoretical framework that formed the main themes. The main concepts addressed in the research are the importance of the relationship between the human being and the nature, the ontological interpretation of work, the work and its importance in the relationship between the human being and the nature, the identification of the concept of work in line with the environment, the separation between the human being and nature and the conceptions of environmental education. Analysing the learners' answers, as well as the guiding principles which were developed according to the theoretical framework, the Units of Analysis were defined based on the application of the Analysis of Content. The Analysis of the learners' speech was made through the Toulmin's Argument Pattern (TAP), which was chosen due to the characteristics of the responses to the survey in questionnaires and interviews, in both teaching methods. The results that have been achieved through the analysis showed that most part of the learners are not conscious of their surroundings, such as the environmental matters, the economical system, the consumption, and the production of waste, when recycling is still considered the most effective way to solve the environmental problems, not focusing on other solutions. There is still lack of awareness about the role the human being plays in environmental degradation. Keywords: Environmental Education. Consumption. Relationship between human being and nature. Relation between work and nature.-
Formato: dc.format82 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Paranagua (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Título: dc.titleUm estudo das concepções de educação ambiental de alunos regulares e EJA do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.