Ensino e aprendizado de geometria por meio da realidade aumentada em dispositivos móveis : um estudo de caso em colégios públicos do litoral paranaense

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Autor(es): dc.contributorGóes, Anderson Roges Teixeira, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorMacedo, Alex de Cassio, 1982--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:46:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:46:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58857-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58857-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Anderson Roges Teixeira Góes-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 07/08/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 101-103-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a integração da Realidade Aumentada em dispositivos móveis no processo de ensino-aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio. Para isso foi criada e executada uma sequência de atividades que contemplou o uso de um material didático interativo associado a um aplicativo especialmente desenvolvido para a pesquisa em cinco turmas de dois colégios da cidade de Guaratuba litoral do Paraná. A investigação buscou levantar aspectos observáveis da integração deste recurso em um ambiente "natural" de sala de aula, uma vez que o professor regente destas turmas é o próprio pesquisador, os dispositivos eram dos alunos e não foi necessário um laboratório de informática equipado nem tampouco outro espaço físico, sendo realizadas as observações na própria sala de aula. O aporte teórico utilizado realiza uma discussão acerca do uso das tecnologias digitais em sala de aula tendo como principais referenciais, Kenski (2012), Moran (2003), Bittar (2010) e Costa e Prado (2015) com especial foco nas aulas de matemática. Adicionalmente foi realizada uma revisão sistemática de literatura (VON HOHENDORFF, 2014) referente às pesquisas científicas publicadas nos últimos cinco anos, cujo tema é o uso da Realidade Aumentada no processo de ensino-aprendizagem de matemática, principalmente as voltadas à educação básica. Metodologicamente a pesquisa é do tipo estudo de caso na Educação e segue os princípios e orientações de André (2012; 2013) e Gil (2010). Foram realizados registros em áudio, vídeo e a aplicação de questionários para obtenção dos dados. Os resultados apurados nesta pesquisa descrevem aspectos relativos ao ambiente sala de aula e ao processo ensinoaprendizagem, ambos mediados pela Realidade Aumentada, além de fornecer uma análise das dificuldades e desafios dessa integração. Pode-se afirmar que no caso educacional investigado, a Realidade Aumentada foi um recurso de apoio ao ensino que possibilitou, dentre outras coisas, criar um clima de aprendizagem, cooperação, confiança e autonomia, enriquecendo o material didático e as interações entre os estudantes e entre esses e o professor. Favoreceu a integração de mídias, a visualização de objetos geométricos e as reflexões sobre eles, com destaque para o aspecto lúdico envolvido. Palavras-chave: Formação de professores; Ensino de Matemática; Geometria; Realidade aumentada; Dispositivo móvel.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The objective of this study was to investigate the integration of Augmented Reality (in mobile devices applied teaching-learning process of Space Geometry in High School, exploring through of a sequence of activities was created that contemplated the use of a connected teaching material with an application specially developed for a research in five classes of two sets of the city of Guaratuba in paranaense coast. The research sought to raise observable aspects of the integration of this resource in a "natural" classroom environment, already that teacher in charge of these classes is the researcher himself, and the devices belonged to the students, it was not necessary an equipped computer laboratory nor another physical space, and the observations are made in the classroom itself. The theoretical contribution used is a discussion about the use of digital technologies in the classroom, having as main reference, Kenski (2012), Moran (2003), Bittar (2010) and Costa and Prado (2015) of math. In addition, a systematic review of the literature (VON HOHENDORFF, 2014) on scientific research published in the last five years was carried out, whose theme is the use of AR in the teaching-learning process of mathematics, especially those focused on basic education. Methodologically the research is a case study type in education and follows the principles and guidelines of André (2012; 2013) and Gil (2010). Records were made in audio, video and the application of questionnaires to obtain the data. The results obtained in this research describe aspects related to the classroom environment and the teaching-learning process, both mediated by the Augmented Reality, besides providing an analysis of the difficulties and challenges of this integration. It is possible to affirm that in the educational case investigated, the Augmented Reality was a resource of support to the teaching that enabled, among other things, to create a climate of learning, cooperation, confidence and autonomy, enriching the didactic material and the interactions between students and between these with the teacher. It favored the integration of media, the visualization of geometric objects and the reflections on them, with emphasis on the play aspect involved. Palavras-chave: Teacher training; Mathematics Teaching; Geometry; augmented reality; Mobile device.-
Formato: dc.format138 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Formação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos - Recursos eletrônicos de informação-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade aumentada-
Título: dc.titleEnsino e aprendizado de geometria por meio da realidade aumentada em dispositivos móveis : um estudo de caso em colégios públicos do litoral paranaense-
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