A Identidade profissional e repertórios musicais de professores de música da Rede Municipal de Ensino de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorDalcol, Lilian, 1978--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:35:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:35:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58846-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58846-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Guilherme Balande Romanelli-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 11/10/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 123-133-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a identidade profissional de professores de música da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e seus repertórios musicais. A investigação foi realizada por meio de uma pesquisa documental a partir de um levantamento de dados sobre o contexto e por uma survey, com a aplicação de questionário aos professores. Para a construção do cenário identitário da atuação docente com educação musical no município de Curitiba, procurou-se identificar aspectos pessoais e profissionais característicos do grupo e experiências e vivências musicais formadoras de suas identidades musicais. Este estudo foi embasado no conceito de identidade musical em Hargreaves, Macdonald e Miell (2004), identidade profissional em Libâneo (2004), Pimenta (2000) e Gati (2003) bem como no desenvolvimento profissional em Huberman (1992), Romanowski (2007), Vaillant e Marcelo (2012) e André (2010). Como aporte teórico para cultura, escola, música e arte, recorreu-se aos estudos de autores como Williams (2011), Charlot (2013), Bourdieu e Darbel (2016) e Forquin (1993). As reflexões sobre educação musical permearam, especialmente, as ideias de Kraemer (2000), Arroyo (1999), Penna (2012) e França e Swanwick (2002). Buscou-se conhecer os repertórios musicais pessoais dos professores e os selecionados para a sala de aula, bem como a relevância do processo formativo no desenvolvimento profissional e sua contribuição na ampliação desses repertórios. Os resultados possibilitaram a compreensão da existência de um grupo de professores coeso nas escolas municipais de Curitiba, cuja identidade de professor de música vem se desenvolvendo na última década e é caracterizada pelas experiências escolares possibilitadas pelas modalidades de oferta do ensino de música na Rede Municipal de Ensino, pelo processo formativo de desenvolvimento profissional, pela predisposição em cantar ou tocar um instrumento musical e pelas experiências musicais constituintes de suas identidades musicais em diferentes épocas e espaços sociais. Palavras-chave: Identidade musical. Identidade profissional. Educação musical na escola básica. Repertórios musicais de docentes.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research aims to investigate the professional identity of music teachers of the Curitiba Teaching Municipal Network and their musical repertoires. The research was carried out through a documentary research, with a data collection about the context and a survey, with the application of a questionnaire to the teachers. In order to construct the identity scenario of the teaching performance with musical education in the city of Curitiba, it was sought to identify personal and professional aspects characteristic of the group besides the experiences and musical experiences that formed their musical identities. This study was based on the concept of musical identity found in Hargreaves, Macdonald and Miell (2004), professional identity in Libâneo (2004), Pimenta (2000) and Gati (2003) as well as in professional development in Huberman (1992), Romanowski 2007), Vaillant and Marcelo (2012) and André (2010). As a theoretical contribution to culture, school, music and art, we used authors such as Williams (2011), Charlot (2013), Bourdieu and Darbel (2016) and Forquin (1993). The reflections on musical education permeated, especially, the ideas of Kraemer (2000), Arroyo (1999), Penna (2012) and France and Swanwick (2002). It was sought to know the personal musical repertoires of teachers and those selected for the classroom, as well as the relevance of the formative process in professional development and its contribution in the expansion of these repertoires. The results allowed the understanding of the existence of a coherent group of teachers in the municipal schools of Curitiba, whose identity as music teacher has been developing in the last decade and is characterized by the school experiences made possible by the modalities of music teaching offered in the Municipal Network of Teaching, by the formative process of professional development, by the predisposition to sing or play a musical instrument and by the musical experiences constituent of their musical identities in different times and social spaces. Key words: Musical identity, Professional identity, Musical education in the basic school, Musical repertoires of teachers-
Formato: dc.format133 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao musical-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleA Identidade profissional e repertórios musicais de professores de música da Rede Municipal de Ensino de Curitiba-
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