Proposta de modelo para avaliação de risco de desizamentos baseado em cenário de eventos pluviométricos : aplicação em um talude da serra do mar no trecho PR/SP

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Autor(es): dc.contributorTeixeira, Sidnei Helder Cardoso-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil-
Autor(es): dc.creatorTrevizolli, Marina Naim Brock-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:28:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:28:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58845-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58845-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Sidnei Helder Teixeira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil. Defesa : Curitiba, 02/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 183-190-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Geotecnia-
Descrição: dc.descriptionResumo: No Brasil, a ocorrência de movimentos de massa em taludes rodoviários e em especial em regiões da Serra do Mar é frequente e resulta em prejuízos econômicos, sociais e ambientais consideráveis à sociedade. Tais processos de instabilização estão normalmente associados a ocorrência de eventos pluviométricos de grandes intensidade e duração e demandam o desenvolvimento de estudos que busquem reduzir sua ocorrência ou ao menos suas consequências por meio de um melhor entendimento do processo. Diante desta questão, a pesquisa constitui em uma avaliação da influência de parâmetros geotécnicos e da precipitação pluviométrica na possível ocorrência de deslizamentos e na variação das pressões positivas e negativas de um talude localizado na rodovia BR-116, no trecho que interliga Curitiba/PR e São Paulo/SP na região da Serra Pelada. A caracterização geológicogeotécnica do local englobou ensaios de permeabilidade in situ, granulometria, retirada de blocos indeformados para cisalhamento direto, densidade real dos grãos, ensaios de sucção por meio do método de papel filtro, além da interpretação de geofísica e sondagens mistas a fim de elaborar seções críticas para modelagem numérica. Buscou-se ainda identificar uma correlação entre a variação da infiltração no solo em decorrência de eventos pluviométricos críticos, com duração de até 7 dias, para a deflagração de movimentos de massa. Esse entendimento permitiu estabelecer limites de intensidade e duração de chuvas passíveis de causarem deslizamentos na região de estudo. Palavras-chave: Taludes Rodoviários, Caracterização Geológico-Geotécnica, Serra do Mar, Precipitação Pluviométrica, Infiltração, Estabilidade de Taludes, Gestão de risco.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The occurrence of highway slope mass movements, especially in the Serra do Mar region (Brazil) is common and results in economic, social and environmental loss to society. The process associated to this problem is normally caused by great intensities of rainfall occurrence and it demands the development of studies in order to reduce or mitigate the happening of mass movements or, at least, its consequences. Due to this actual problem, the research proposes an evaluation of the geotechnical parameters and rainfall influence to analysis the slope mass movements possibility and also the negative and positive pore pressure variation of a slope located at km 552 (North side) of BR-116 highway, stretch Curitiba/PR and São Paulo/SP of Serra Pelada region. The local geological and geotechnical characterization encompassed permeability test in situ, particle size analysis, real grain density, undisturbed samples for shear strength tests and soil suction tests by filter paper, besides that, the geophysics results interpretation and direct field investigations were applied to elaborate critical slope sections to numerical modeling. The correlation between the soil's infiltration zone due to rainfall events, until a duration of seven days, was established to contribute in the mass movement analysis. The understanding of the geotechnical parameters, and especially the infiltration process due to rainfall events, granted to establish intensity and duration limits of rainfall subject to initiate sliding in the study region. Keywords: Highway Slopes, Geotechnical and geological characterization, Serra Pelada, Rainfall, Infiltration, Slope stability.-
Formato: dc.format196 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTaludes (Mecânica do solo)-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução Civil-
Palavras-chave: dc.subjectPrecipitaçao (Meteorologia)-
Palavras-chave: dc.subjectInfiltração-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleProposta de modelo para avaliação de risco de desizamentos baseado em cenário de eventos pluviométricos : aplicação em um talude da serra do mar no trecho PR/SP-
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