Análise da utilização das ferramentas de contabilidade gerencial nos Cursos de pós-graduação lato sensu em negócios no Estado do Paraná

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Autor(es): dc.contributorVoese, Simone Bernardes, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade-
Autor(es): dc.creatorCezario, Nathielli de Jesus, 1991--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:06:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:06:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58840-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58840-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Simone Bernardes Voese-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 31/08/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A exigência do mercado globalizado por constante aperfeiçoamento profissional, impulsionou a expansão dos cursos de pós-graduação lato sensu. Sendo que à medida que a concorrência aumenta, o ambiente econômico requer eficiência e desempenho. As ferramentas de contabilidade gerencial são essenciais para a gestão de negócios e sua importância é percebida nos achados de diversas pesquisas nos últimos anos. O que leva a refletir se nas pósgraduações lato sensu na área de negócios, no qual ensinam a utilização das ferramentas de contabilidade gerencial, essas são efetivamente utilizadas pelos gestores dos cursos. O objetivo desta pesquisa é identificar em qual enquadramento as ferramentas de contabilidade gerencial utilizadas pela gestão dos cursos de pos-grduação lato sensu em negócios no Estado do Paraná podem ser classificadas. A metodologia do trabalho é quantitativa, descritiva, tendo como método de coleta de dados um questionário estruturado, disponibilizado no Google Forms®. A população desta pesquisa é composta por 115 insituições de ensino superior, que ofertam cursos de pós-graduação lato sensu na área de negócios no Estado do Paraná. Após a de coleta de dados, foi possível obter uma amostra composta por 47 respostas válidas. No tratamento dos dados foi utilizado o teste de normalidade Shapiro-Wilk, assim como os testes Kuskall Wallis, Mann-Whitney, análise de Clusters e diferenças de médias. Após a análise dos dados, identificou-se que as ferramentas mais utilizadas são "Análise de Custo/Volume/Lucro" e "Orçamento para planejamento", "Medidas financeiras" e "A separação entre custos fixos e variáveis". A análise de clusters mostrou que 42% da amostra da pesquisa enquadra-se no Estágio Evolutivo 4. Ao operacionalizar o agrupamento das ferramentas de contabilidade gerencial desenvolvido por Samuel (2018), foi possível detectar que as ferrmamentas mais utilizadas são as que estão alocadas no agrupamento Coordenação, o que se justifica, pois, os respondentes exercem função de coordenação. Palavras-chave: Contabilidade Gerencial.Ferramentas de contabilidade gerencial. Pósgraduação lato sensu.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The globalized market demand for constant professional improvement has boosted the expansion of lato sensu graduate courses. As competition increases, the economic environment requires efficiency and performance. The tools of managerial accounting are essential for business management and their importance is noticed in the findings of several surveys in recent years. This leads us to consider whether in the post-graduations lato sensu in the area of business, in which they teach the use of the tools of managerial accounting, these are effectively used by the managers of the courses. The objective of this research is to identify in which framework the managerial accounting tools used by management of the post-grading courses lato sensu in business in the State of Paraná can be classified. The methodology of the work is quantitative, descriptive, having as a method of data collection a structured questionnaire, made available in Google Forms®. The population of this research is composed of 115 higher education institutions that offer lato sensu postgraduate courses in the business area in the State of Paraná. After the data collection, it was possible to obtain a sample composed of 47 valid answers. Data were analyzed using the Shapiro-Wilk normality test, as well as the Kuskall Wallis, Mann-Whitney, Clusters and mean differences tests. After analyzing the data, it was identified that the most used tools are "Cost Analysis / Volume / Profit" and "Budget for planning", "Financial measures" and "The separation between fixed and variable costs". Cluster analysis showed that 42% of the research sample is in Evolutionary Stage 4. When the grouping of the managerial accounting tools developed by Samuel (2018) was implemented, it was possible to detect that the most used tools are those that are allocated in the Coordination grouping, which is justified, therefore, the respondents exert a coordination function. Keywords: Management accounting. Management accounting tools. Post-graduation lato sensu.-
Formato: dc.format60 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectContabilidade gerencial-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Contábeis-
Título: dc.titleAnálise da utilização das ferramentas de contabilidade gerencial nos Cursos de pós-graduação lato sensu em negócios no Estado do Paraná-
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