O fator ambiental na percepção sobre produtos orgânicos e sua relação com a tomada de decisão de consumo

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Autor(es): dc.contributorMacedo, Valeria de Cássia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental-
Autor(es): dc.creatorBiavatti, Maria Leticia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:17:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:17:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58796-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58796-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Profa. Msc. Deise Silva Vasconcelos-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Conservação ambiental, alimentação saudável e consumo consciente, embora em diferentes proporções, são expressões cada vez mais comuns no cotidiano brasileiro e mundial. Conceitualmente relacionada a estes, está o produto orgânico, este que vem aparecendo significativamente no Brasil e em diversos outros países nos últimos anos. Entendendo que a tomada de decisão pela preferência de consumo por esse tipo de produto seja resultado da percepção que atores sociais, na figura de consumidores, possuem sobre produto orgânico e confiança na certificação orgânica, entre outros aspectos, considerou-se relevante investigar a presença do fator ambiental nesta percepção. Para isso, optou-se por realizar um estudo de caso, por meio da aplicação de questionário, entre membros de graduação e pós-graduação de cursos relacionados à área ambiental do meio acadêmico da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Paraná e Universidade do Vale do Itajaí. Como resultado, ainda que os atores sociais possuam conhecimento formal na área ambiental, foi observado que a maioria destes relaciona produto orgânico com ausência de agrotóxicos, fazendo ligação direta com a saúde humana, quando do consumo desses produtos, porém, nem sempre relacionando a ausência desses contaminantes à uma eficaz conservação ambiental. Como um dos potenciais fatores condicionantes dessa percepção, observou-se a falta de conhecimento sobre a definição de produto orgânico prevista na legislação orgânica brasileira, Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003. Considerando o sistema de produção orgânico como uma forma de gestão ambiental, assumindo que este contribuiu para a preservação dos recursos naturais e ambiente, é entendido como necessária a propagação e ampliação do conhecimento sobre esse tipo de sistema e produtos. Desta forma, esse conhecimento permitiria que as tomadas de decisão de consumo fossem coerentes com a intenção de conservação ambiental, a qual seria proporcionalmente favorável a escolha pelo produto à confiança em sua certificação orgânica.-
Formato: dc.format37 p : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectConservação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectGestão ambiental - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentação saudável-
Título: dc.titleO fator ambiental na percepção sobre produtos orgânicos e sua relação com a tomada de decisão de consumo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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